Procon fiscaliza venda de livros usados durante período de volta às aulas

GeralFiscalização

Procon fiscaliza venda de livros usados durante período de volta às aulas

Consumidora, Gilmara da Paixão Santos contou que decidiu comprar na feira de livros usados após recomendação e destacou a economia como um dos principais benefícios 

Fotos: Gabriel Calazans

A Superintendência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) realizou, nesta sexta-feira (23), uma vistoria na tradicional feira de livros usados, que ocorre todos os anos no estacionamento em frente à Prefeitura Municipal de Feira de Santana.

Segundo Alex Santos, diretor do Departamento de Fiscalização do Procon, a ação é necessária para evitar irregularidades.

"O Procon realiza a fiscalização para garantir que, na Feira do Livro, sejam comercializados apenas livros usados. A ação busca orientar os feirantes, evitar irregularidades e assegurar o direito do consumidor, especialmente no período de volta às aulas. A venda de livros novos ou de exemplares do professor é proibida", explicou.

📱 Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Ainda de acordo com Alex Santos, ao identificar qualquer infração o Procon recolhe imediatamente o material e autua o responsável. "Caso seja flagrada a venda de livros novos ou de exemplares do professor, o material é recolhido no ato, conforme a legislação de defesa do consumidor", destacou.

Consumidora, Gilmara da Paixão Santos contou que decidiu comprar na feira de livros usados após recomendação e destacou a economia como um dos principais benefícios. "Os preços são bem mais acessíveis do que nas livrarias, o que faz muita diferença para quem tem uma renda mais baixa. Além disso, os livros são bem cuidados e de qualidade, o que torna a feira ainda mais importante para ajudar os pais nesse período de volta às aulas", afirmou.

A Superintendência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor reforça que ações de fiscalização como essa seguem sendo realizadas ao longo do período de volta às aulas, com o objetivo de garantir a comercialização regular dos produtos e proteger os direitos dos consumidores. Em caso de irregularidades, a população pode acionar o Procon para registrar denúncias e obter orientações. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 24 Janeiro 2026

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/