Projeto de Ferrovia Salvador-Feira de Santana é apresentado a representantes da indústria
Desenvolvido pela empresa TIC Bahia, o projeto estima que o trajeto entre as duas cidades será percorrido em cerca de 35 minutos.
O projeto de construção da ferrovia que ligará Salvador a Feira de Santana foi apresentado a lideranças da indústria, na última sexta-feira, 1º de agosto, durante reunião do Conselho de Infraestrutura (Coinfra) da Federação das Indústrias do Estado da Bahia, em Salvador. Desenvolvido pela empresa TIC Bahia, o projeto estima que o trajeto entre as duas cidades será percorrido em cerca de 35 minutos.
A ferrovia, chamada Trem Intercidades (TIC), prevê o transporte de passageiros e cargas, com uma extensão de 98 km e velocidades operacionais de até 160 km/h para passageiros e 120 km/h para cargas.
O presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos, que participou do encontro, ressaltou a importância do projeto para a infraestrutura regional e a economia baiana, destacando que a Federação apoia a iniciativa desde o início, auxiliando na análise técnica e econômica e no encaminhamento junto aos órgãos reguladores. "É complicado como a Bahia não consegue se desvencilhar dos seus gargalos logísticos, e a área ferroviária é uma das mais cruciais. Esperamos que o projeto avance", afirmou.
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
A iniciativa tem parecer favorável da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e aguarda agora a autorização do Ministério dos Transportes para assinatura do contrato de autorização ferroviária. De acordo com o engenheiro civil Danilo Silva, da TIC Bahia, a expectativa é positiva para a liberação governamental, o que permitirá o início formal do projeto.
Para Murilo Xavier, presidente do Coinfra, "a Bahia não pode depender apenas das suas rodovias, elas não dão vazão. Precisamos de outro corredor logístico para escoar a produção e ampliar nossas possibilidades", disse.
O Trem Intercidades pretende atender até 25 milhões de passageiros e contará inicialmente com sete trens na operação Salvador–Feira. Pelo projeto, a ferrovia também terá integração física e tarifária com os sistemas de ônibus interurbanos e metropolitanos, operando de forma mista e interoperável para o transporte de cargas em horários específicos.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.