Projeto em Feira de Santana fomenta visibilidade do artesanato feminino

Geral#EmpoderaEla

Projeto em Feira de Santana fomenta visibilidade do artesanato feminino

Loja em funcionamento no Shopping até o dia 26 deste mês 

Crédito: Valdenir Lima/Secom/PMFS
Empoderamento e empreendedorismo caminham de mãos dadas com a loja #EmpoderaEla, um espaço de comercialização e fomento do artesanato feminino, localizado no Shopping Boulevard. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria de Políticas para as Mulheres, em parceria com a equipe do shopping e o Sebrae.

A loja oferece uma variedade de produtos, incluindo acessórios para cabelo, artigos de decoração, materiais recicláveis, brinquedos, itens culinários e aromatizantes, com preços variando de R$ 6 a R$ 90.

Segundo a chefe da Divisão de Promoção dos Direitos da Mulher da Secretaria da Mulher, Josailma Lima, a loja foi criada com o objetivo de dar visibilidade ao trabalho artesanal realizado por mulheres e contribuir para a geração de renda. "Queremos fomentar o empreendedorismo feminino e contribuir para o fortalecimento dessas mulheres, transformando-as em protagonistas de suas próprias histórias. Um espaço como esse, em um shopping com grande fluxo de pessoas, aumenta a visibilidade do empreendedorismo", destaca a chefe da divisão.

Esta é a segunda edição do projeto, que conta com a participação de mais de 30 artesãs, desde iniciantes até as mais experientes. A cada semana, cinco delas ocupam o espaço para comercializar suas mercadorias.

As trabalhadoras já tinham vínculo com a Secretaria, desde serviços de assistência até a participação em oficinas, e foram organizadas por meio de um banco de dados. De acordo com Josailma Lima, à medida que novas artesãs forem chegando, esse banco de dados aumentará.

A artesã Elizabeth Tavares trabalha com materiais reciclados, como bijuterias velhas, parafusos e sacolas plásticas, que são transformados em belos itens de decoração. Para Elizabeth, o projeto lhe proporcionou mais empoderamento.

"Foi uma ótima forma de trazer reconhecimento ao trabalho artesanal e gerar renda. Há um empoderamento em saber que estou fazendo algo importante, tanto para o presente quanto para o meu futuro. Esse projeto mostra o quanto podemos empoderar essas artesãs dando oportunidade de visibilidade, que pode ser convertida em mais renda", afirma.

A #EmpoderaEla fica situada ao lado da loja Reserva, próximo ao Multiplace. O projeto estará em funcionamento até o dia 26 deste mês, nos mesmos dias e horários de funcionamento do shopping.

Para saber mais sobre a iniciativa e as mulheres envolvidas, os interessados podem acessar a página oficial do projeto.

PROGRAMAÇÃO DIA DA MULHER

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta quarta-feira (8), o projeto #EmpoderaEla também contará com uma programação especial, envolvendo palestras, cursos e rodas de conversas para conscientizar a população sobre a importância da data e abordar temas essenciais para o público feminino.

Confira:

• Projeto 'Quem sou eu'?

Data: 8 de marçp, 14h

Local: Parque da Cidade

Dia de ação com as assistidas do Centro de Referência da Mulher

• Panfletagem em pontos da cidade

Data: 9 e 10 de março

Divulgação dos serviços da rede de atendimento

• Lançamento da construção do I Plano Municipal de Políticas para as Mulheres

Data: 15 de março, ás 15h

• Ação para elas - SMPM Itinerante

Data: 19 de março, 8h ás 14h

Local: Distrito de Maria Quitéria

•Ação para Elas - SMPM Itinerante

Data: 22 de março, 8h ás 14h

Local: Distrito de Humildes (Associação Nossa Senhora dos Humildes).

•Sua palavra é fiel!

Roda de Conversa com a rede de atendimento a mulher

Tema: Diretos das vítimas que sofrem abuso sexual

Data: 29 de março, 14h 

Com informações da Secom/PMFS.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/