Projeto incentiva criação de 'quintais produtivos' em Feira de Santana

GeralSaiba mais

Projeto incentiva criação de 'quintais produtivos' em Feira de Santana

O ISAS é uma entidade sem fins lucrativos 

Crédito: Divulgação

O Instituto de Saúde e Ação Social (ISAS - sede social), entregou na última sexta-feira (29), um projeto que traz um conceito diferente, onde em um pequeno espaço de casa, a pessoa pode criar um quintal produtivo com capacidade de produzir frutas e hortaliças a um baixo custo que deverá contribuir para a alimentação das pessoas de baixa renda do município. O espaço de aquaponia visa atender hidroponia (cultivos de plantas sem o uso de solo, com as raízes submersas) e piscicultura (cultivo de peixes), horto vertical, horto em vasos e fruticultura e deve contemplar 1.000 crianças em escolas e creches municipais.

Fundado em 1987, o ISAS é uma entidade sem fins lucrativos e através do projeto "Lá no Quintal tem", viabiliza a oportunidade para toda a comunidade feirense.

Radival Galiano, presidente da instituição, ressalta a importância do projeto de quintal produtivo, tanto no âmbito social quanto culturalmente: "Tem o viés cultural, que num passado não muito distante, vizinhos trovavam coisas do próprio quintal. La no Quintal tem! O quintal era o aporte social da família, que fazia essa troca, um pé de coentro, alface...O projeto é também um resgate a essa cultura. É muito gratificante poder dizer, temos aqui disponível 500 pés de alface, tem tilápia, para doar a merenda escolar, é muito agradável saber que podemos atender famílias e elas tirarem o sustento do próprio quintal", acrescenta Galiano.

A IDEIA

A ideia veio de uma área excedente no fundo da sede da ISAS, como conta Maria Clara Figueiredo, engenheira agrônoma, responsável pelo projeto: "Nós tínhamos 200 m² sem uso que era utilizada apena no final do ano, nas apresentações... Eu, enquanto agrônoma que sempre frequentou o ISAS, desenvolvi essa questão da agricultura urbana".

De acordo com a diretora, o projeto utiliza sistema de hidroponia de baixo custo, hoje em sistema floating (que tem a necessidade nutricional das plantas suprida com uma solução nutritiva mineral) e reutiliza todos recursos. "Para área de 25m² do quiosque das alfaces, por exemplo, a água da hidroponia é reutilizada, ou seja, a gente tem um sistema 100 %fechado porque tiramos as últimas folhinhas do alface para composteira e voltará como adubo para essa terra daqui", explica.

A engenheira conta também que o "Lá no Quintal tem", conta com uma parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santa (UEFS), da equipe de horticultura e, a partir disso, irão criar tilápia e plantar morangos também. O projeto fornece hortaliças para escolas públicas do município e para comunidade que frequenta o ISAS e acessa os cursos. A sede está localizado na Rua Antenor Moreira Pinho, 75, bairro Jardim Acácia em Feira de Santana. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/