Projeto Repense Reuse deve atingir 40 pontos de coleta até final de agosto
Para se engajar no projeto, a população pode colocar dentro dos contêineres roupas, calçados e outros objetos de uso pessoal
Lançado em julho deste ano, em Feira de Santana, os contêineres do projeto Repense Reuse, do Instituto Humana Brasil, em parceria com a prefeitura municipal, já foi implementado em 26 pontos da cidade. A expectativa, segundo a Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), é que até o final de agosto, a iniciativa contemple 40 locais no total.
Para se engajar no projeto, de economia circular e sustentável, a população pode colocar dentro dos contêineres roupas, calçados e outros objetos de uso pessoal, que estejam em bom estado de conservação. Os itens serão recolhidos por equipes da prefeitura e encaminhados a instituições beneficentes.
"Nós estamos avaliando também se vai ser colocado nos distritos. A ONG Humaniza, que está à frente desse projeto, faz uma avaliação semanal, porque faz o recolhimento. Começamos no meio de julho, e já foram seis toneladas de roupas, sapatos, bonés, cintos, bolsas, que foram recolhidos nos contêineres instalados na cidade", informou o secretário da Sesp, Justiniano França.
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
Ele enfatizou que o projeto não gera custos para o município. "Esse material, eles passam para associações, principalmente de mulheres que trabalham com reciclagem e fazem a reutilização para gerar renda para essas famílias. E, com isso, a gente deixa de levar para o aterro sanitário. O meio ambiente agradece e não temos o custo de descarte um aterro", comemorou.
Os contêineres podem ser encontrados em diversos locais, como as Avenidas Getúlio Vargas, Fraga Maia e Noide Cerqueira, além de órgãos públicos, como a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), o Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), os parques municipais, entre outros pontos de coleta. "Enquanto houver roupas e utensílios para serem recolhidos na cidade, o projeto continua", frisou França.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.