Projeto Repense Reuse deve atingir 40 pontos de coleta até final de agosto

GeralEconomia circular

Projeto Repense Reuse deve atingir 40 pontos de coleta até final de agosto

Para se engajar no projeto, a população pode colocar dentro dos contêineres roupas, calçados e outros objetos de uso pessoal 

Foto: Mário Sepulveda/ FE

Lançado em julho deste ano, em Feira de Santana, os contêineres do projeto Repense Reuse, do Instituto Humana Brasil, em parceria com a prefeitura municipal, já foi implementado em 26 pontos da cidade. A expectativa, segundo a Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), é que até o final de agosto, a iniciativa contemple 40 locais no total.

Para se engajar no projeto, de economia circular e sustentável, a população pode colocar dentro dos contêineres roupas, calçados e outros objetos de uso pessoal, que estejam em bom estado de conservação. Os itens serão recolhidos por equipes da prefeitura e encaminhados a instituições beneficentes.

"Nós estamos avaliando também se vai ser colocado nos distritos. A ONG Humaniza, que está à frente desse projeto, faz uma avaliação semanal, porque faz o recolhimento. Começamos no meio de julho, e já foram seis toneladas de roupas, sapatos, bonés, cintos, bolsas, que foram recolhidos nos contêineres instalados na cidade", informou o secretário da Sesp, Justiniano França.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Ele enfatizou que o projeto não gera custos para o município. "Esse material, eles passam para associações, principalmente de mulheres que trabalham com reciclagem e fazem a reutilização para gerar renda para essas famílias. E, com isso, a gente deixa de levar para o aterro sanitário. O meio ambiente agradece e não temos o custo de descarte um aterro", comemorou.

Os contêineres podem ser encontrados em diversos locais, como as Avenidas Getúlio Vargas, Fraga Maia e Noide Cerqueira, além de órgãos públicos, como a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), o Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), os parques municipais, entre outros pontos de coleta. "Enquanto houver roupas e utensílios para serem recolhidos na cidade, o projeto continua", frisou França. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 29 Agosto 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/