Reforma da Unidade de Vigilância de Zoonoses (antigo CCZ) avança em ritmo acelerado

GeralReforma

Reforma da Unidade de Vigilância de Zoonoses (antigo CCZ) avança em ritmo acelerado

Esta é a primeira grande intervenção no equipamento após 20 anos

Foto: Apolo Rocha

A reforma geral da Unidade de Vigilância de Zoonoses, antigo Centro de Controle de Zoonoses, segue em ritmo acelerado. A intervenção realizada pela Prefeitura de Feira de Santana visa modernizar e ampliar a estrutura física do equipamento, essencial para a saúde pública do município. As obras estão sendo executadas pela empresa EG Construções e a previsão é que a primeira etapa seja concluída já na próxima semana.

Atualmente, os serviços estão concentrados no primeiro pavilhão da unidade, onde funcionam o setor administrativo, sala de vacina, recepção, sala técnica (que abriga biólogos e veterinários), sala de gerência e refeitório. Estão em andamento trabalhos de pintura, substituição do forro, instalação de novas portas de alumínio e janelas de vidro temperado (blindex), em substituição às antigas estruturas metálicas.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Além disso, já foi realizado o revestimento da cozinha e do banheiro masculino, enquanto o banheiro feminino passa por processo de demolição para reforma completa. A parte elétrica também recebeu atenção especial, com a revisão e troca de tomadas e interruptores, além da instalação da nova fiação para aparelhos de ar-condicionado.

Durante visita à unidade na tarde da última terça-feira (13), o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, destacou a importância da obra. "Entregaremos em breve à população um equipamento muito mais moderno e adequado para as atividades de controle de zoonoses, bem como um espaço mais apropriado para acolher os animais", afirmou.

PRIMEIRA GRANDE REFORMA

Inaugurado em 16 de dezembro de 2005 esta é a primeira grande reforma do equipamento. Segundo o titular da pasta, o trabalho de reestruturação é fruto de um diagnóstico feito nos primeiros meses da atual gestão. "Nos primeiros quatro meses fizemos o mapeamento dos equipamentos de saúde que precisariam de intervenção", explicou.

A coordenadora da Unidade de Vigilância de Zoonoses, Mirza Cordeiro, ressaltou a relevância da unidade no combate às doenças zoonóticas – aquelas transmitidas dos animais para os seres humanos.

"Nosso papel é realizar o controle das doenças transmitidas do animal para o homem, principalmente em relação à raiva, esporotricose, animais sinantrópicos, como pombos, escorpiões e caramujos, e animais silvestres [micos e morcegos]. Fazemos a investigação para verificar a circulação viral desses animais. Com esse controle, garantimos uma saúde pública de qualidade no nosso município", afirmou.

Ainda estão previstas as obras no segundo pavilhão, onde estão instalados o almoxarifado, sala de castração e depósito inservíveis, bem como no canil, gatil e o curral.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 15 Mai 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/