Reggae e outros ritmos animam festa em homenagem ao Dia da Consciência Negra

GeralConsciência Negra

Reggae e outros ritmos animam festa em homenagem ao Dia da Consciência Negra

 O evento encerrou as comemorações relativas ao 20 de novembro

Foto: Divulgação

Batalha de hip-hop, reggae da melhor qualidade, música baiana, samba e outros ritmos tomaram conta do Espaço Cultural Marcos Moraes, na avenida Getúlio Vargas. O show foi em homenagem ao Dia da Consciência Negra, comemorado nesta quinta-feira, 20, e reuniu ativistas e admiradores desses ritmos, todos de origem negra.

Várias pessoas do Coletivo da Baixada travaram verdadeiras batalhas rimadas ao som do hip-hop, gênero musical nascido em comunidades marginalizadas que traz para as ruas letras sobre desigualdade, racismo e vida urbana, atraindo principalmente a atenção dos jovens.

O cantor Gilsam, ativista da causa negra, e sua banda levaram o melhor do bom e velho reggae para o espaço cultural. A batida forte do gênero, nascido na Jamaica, com o skank — a marca rítmica da guitarra — e o staccato dos teclados, além da poesia forte e densa, coloca quem o ouve para se movimentar ao ritmo da música.

📱Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Na noite também se apresentaram Unidos pelo Samba, Marcionílio Prado, Vozes do Reggae, Monte Sião e Nelma Mark. A chuva que caiu ao longo das apresentações não representou empecilho para que o público se jogasse ao som do bom e velho reggae, muitos com seus dreads orgulhosamente expostos ao tempo.

O evento encerrou as comemorações relativas ao 20 de novembro. "É uma data que deve ser comemorada porque é muito significativa para o povo preto de todo o país", disse o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Cristiano Lôbo, que estava acompanhado pelo diretor de Eventos, Naron Vasconcelos.

Ele afirmou que o município não mediu esforços para que as comemorações atendessem às expectativas da comunidade preta de Feira. O evento foi realizado pela Prefeitura, por meio da Secel. As apresentações aconteceram em um trio pranchão estacionado no cruzamento entre a avenida Getúlio Vargas e a rua Barão do Rio Branco.

Trabalharam durante o evento festivo prepostos da SMT (Superintendência Municipal de Trânsito), da Secretaria de Saúde e do Samu. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 22 Novembro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/