Sebrae impulsiona turismo gastronômico em Feira de Santana com lançamento de roteiro inédito

GeralGastronomia

Sebrae impulsiona turismo gastronômico em Feira de Santana com lançamento de roteiro inédito

Iniciativa pioneira no estado revigora a cidade como destino para turismo de negócios e experiência sensorial, fortalecendo empreendedores locais. 

Foto: Freepik

O Sebrae, numa parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SETTDEC), lançou na segunda-feira, 18, no auditório da instituição em Feira de Santana, o primeiro Roteiro Gastronômico do município. O projeto tem como objetivo transformar cinco restaurantes da cidade em pontos de experiência cultural e sensorial, inspirados nos cinco continentes, fortalecendo o empreendedorismo local e posicionando a cidade como um destino estratégico para o turismo de negócios e gastronômico. A previsão é que as experiências do roteiro estejam disponíveis ao público a partir do dia 13 de janeiro.

O gerente regional do Sebrae em Feira de Santana, Isailton Reis, destacou que a ação é um passo inicial dentro de um planejamento maior para o desenvolvimento do setor. "O lançamento de hoje para o grupo de restaurantes e parceiros é o início de um roteiro para criarmos uma rotina de atrações. Isso está alinhado com um plano de turismo que vamos colocar em prática, focando no turismo de eventos, de negócios, onde a gastronomia está inserida. Montar esse roteiro é fortalecer este conjunto de restaurantes que são destaques na cidade", afirmou.

📱 Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

A secretária municipal de Turismo, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Márcia Ferreira, reforçou o caráter integrador da iniciativa. "O turismo é um player fundamental no setor gastronômico. Este roteiro envolve hotéis, bares, restaurantes e dialoga com o turismo do interior e, principalmente, com o turismo de negócios, que predomina em Feira de Santana. O 'Roteiro dos Cinco Sentidos' foi muito bem pensado e executado, e entendemos que isso representa um crescimento para o turismo em mais de 80% dos municípios da região metropolitana", explicou.

O projeto, que está em fase piloto, selecionou cinco estabelecimentos que criaram pratos exclusivos baseados no tema dos continentes, oferecendo ao público uma viagem gastronômica diferenciada. O empresário Arivaldo Marques, um dos participantes, celebrou a valorização do setor. "A ideia é oferecer pratos que remetam à culinária asiática, atraindo clientes, turistas de negócios e visitantes. É uma iniciativa valorosa, que engrandece a cidade ao unir turismo de negócios e as variadas opções gastronômicas que Feira oferece", declarou.

A iniciativa se insere em um contexto estratégico para a economia local, em que o fortalecimento da cadeia do turismo e da gastronomia se mostra como um vetor essencial para a geração de emprego, renda e atração de investimentos. Ao transformar a vocação natural da cidade para o turismo de negócios em uma experiência gastronômica qualificada, o projeto estimula a competitividade dos pequenos negócios e consolida Feira de Santana como um polo integrado de desenvolvimento regional, potencializando os efeitos econômicos positivos para toda a região metropolitana. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 23 Novembro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/