Secretário de Mobilidade de Salvador conhece operação do BRT de Feira de Santana

GeralFeira de Santana

Secretário de Mobilidade de Salvador conhece operação do BRT de Feira de Santana

Fabrízzio Müller circulou em ônibus

Crédito: Andrews Pedra Branca/Secom/PMFS

O secretário de Mobilidade Urbana de Salvador, Fabrízzio Müller e equipe técnica estiveram em Feira de Santana, nesta sexta-feira (8) para conhecer o sistema BRT (Bus Rapid Transit). A intenção é replicar as experiências na capital baiana nesta fase inicial de implantação do novo sistema para minimizar os riscos e eventuais falhas.

"Estamos conhecendo as experiências, a estrutura criada e as boas práticas de diversos municípios, entre eles Feira de Santana nestes primeiros anos de operação", afirmou.

Acompanhado de técnicos da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito e do gestor da pasta, Saulo Figueiredo, além de diretores de Operações, de Planejamento e Unidades de Projetos Especiais da SEMOB, Fabrízzio Müller visitou o Terminal Central e circulou em ônibus BRT do município, desembarcando e embarcando nas estações da linha BRT 1 - Getúlio Vargas.

"Já estivemos também conhecendo diversos cenários e soluções adotadas nas operações de cidades como Santiago do Chile, Bogotá, Medelin e Curitiba. É normal em todo início de operação, a exemplo daqui, ocorrer eventuais ajustes e correções".

Na oportunidade ainda visitaram o Centro de Controle Operacional (CCO) e conheceram a moderna estrutura de videomonitoramento implantada recentemente pelo Governo Municipal.

Semelhante a Feira de Santana, o BRT em Salvador terá corredores de circulação mistos, além de alguns exclusivos para ônibus. O objetivo, de acordo o secretário, é dar mais fluidez no atendimento às linhas estendidas. Outra característica tecnológica é que os veículos da capital terão abertura de portas nos dois lados.

"Adotamos por necessidade técnica estações com piso baixo e não teremos a presença de cobradores. Tudo será feito através de bilhetagem eletrônica", explica.

A operação do BRT em Salvador está prevista para começar em setembro com a implantação gradual de três linhas - contemplando a região do Shopping da Bahia até a Pituba - e sem ônibus articulados.

Segundo o secretário Saulo Figueiredo, a grave crise que o setor de transporte público urbano enfrenta tem feito com que os municípios estabeleçam estratégias de cooperação técnica.

"Estamos sempre trocando ideias através do Fórum Nacional de Mobilidade Urbana a fim de otimizarmos o serviço à população".

Com informações da Secom/PMFS.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 10 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/