Semob e SMT anunciam operação especial para organizar transporte e trânsito no período natalino de Feira

GeralOperações

Semob e SMT anunciam operação especial para organizar transporte e trânsito no período natalino de Feira

O superintendente municipal de trânsito, Ricardo Cunha, informou que a SMT já iniciou a Operação Fluidez no Comércio 

Foto: Jorge Magalhães
A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) de Feira de Santana anunciaram uma série de ações para organizar o fluxo de passageiros e veículos durante o período de fim de ano, quando o movimento no comércio e nos centros de compras aumenta.

O secretário de Mobilidade Urbana, Rodolfo Suzart, afirmou que o planejamento já está em andamento e prevê mais viagens no transporte coletivo, ajustes em linhas e divulgação antecipada de mudanças.

"Nós tivemos já várias reuniões para definir, iremos ofertar mais viagens, planejar um atendimento diferenciado para esse período natalino. Então estaremos divulgando uma frota especial já nos próximos dias. Tudo isso muito bem organizado, muito bem planejado, com o principal intuito de atender a contento todas as demandas das comunidades. Nós iniciaremos já no iniciozinho agora de dezembro, nos próximos dias e possivelmente após o Natal a gente conclui essa operação especial. Nós teremos mais movimento no centro da cidade, sem dúvida alguma, mais movimento nos shopping centers da cidade. Temos uma demanda que aumenta consideravelmente nessa época do ano e a SEMOB, mais do que nunca, tem que estar preparada para atender o povo muito bem".

📱 Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

O secretário destacou ainda que qualquer alteração de itinerário, desvio por obras ou mudanças nos horários será comunicada com antecedência por meio da imprensa e das redes sociais da prefeitura.

" Sempre que for possível fazer algum desvio, por conta de algum evento específico, alguma obra, teremos o cuidado de estar divulgando de forma antecipada para que os cidadãos possam se planejar e se organizar. Então assim, qualquer necessidade que se tenha em uma linha de adequação de itinerário, adequação no quadro de horários, estaremos fazendo com planejamento e com bastante antecedência, divulgando assim junto à imprensa, nas redes sociais também da prefeitura, da própria Semob. Então é um trabalho que será feito realmente com muito carinho e muito critério", diz.

Operação Fluidez no Comércio

Já o superintendente municipal de trânsito, Ricardo Cunha, informou que a SMT já iniciou a Operação Fluidez no Comércio, que será intensificada em dezembro com o aumento do número de agentes.

"A gente já começou a se organizar, já começou a intensificar a operação Fluidez no Comércio. A partir de dezembro, haverá um implemento na quantidade de agentes. Mas o planejamento já foi feito e a gente já começa a fazer um trabalho minucioso. Houve algumas trocas de placas já. Em dezembro, a gente já vai estrear novas placas. O que eu quero dizer é que o estacionamento vai ser limitado no centro e a gente vai ter locais de parada, vai ter poucos locais de estacionamento, o que a gente acha que vai dar uma mobilidade maior ao centro da cidade. Intervenção no fluxo de veículos ali, principalmente no momento, no Centro".

O gestor citou o entorno do Centro de Abastecimento como um dos maiores desafios da mobilidade urbana na cidade, onde recentemente, houve tumulto generalizado.

"Um grande gargalo que acontece e às vezes não se observa tanto, ou não se observava, era centro de abastecimento, Avenida Canal com os veículos de grande porte fazendo descargas e descargas. Já fizemos operação na última segunda-feira (24), recolhemos veículos de cargas, vários. Estamos indo todos os dias para o local, nesse momento, estou conversando com os agentes de trânsito que lá se encontram para entender o que é que está acontecendo ali, para a gente modificar aquele cenário. Mas lhe digo que já está sendo feito desde segunda-feira todos os dias. Vinculou-se, que houve uma operação dentro do centro de abastecimento, a SMT. Reitero, não trabalhar dentro do centro de abastecimento, o nosso serviço está no entorno do centro de abastecimento fazendo a fluidez do trânsito e melhorando a qualidade da vida".

O Superintendente diz ainda que há uma questão comportamental por parte dos transeuntes e destacou áreas onde a implantação de sentido eliminou congestionamentos recorrentes.

"O problema ali é comportamental, as pessoas têm um comportamento não esperado nesses locais e aí só incrementa a fiscalização. Na Rua Papa João XXIII já fiz o que a engenharia poderia fazer, que era a colocação do sentido único em um pequeno trecho, o trecho que chega até o Feraguay, e a gente com isso, acabou com o engarrafamento naquele local". 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 28 Novembro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/