SENAR e FAEB lançam pedra fundamental do Centro de Excelência em Zootecnia

GeralFormação profissional

SENAR e FAEB lançam pedra fundamental do Centro de Excelência em Zootecnia

Investimento é de 25 milhões e a área em que funcionará o centro, foi uma doação da Prefeitura Municipal e de João Martins da Silva

Crédito: Adriele Mercês/ FE
Na tarde de hoje (15), um marco para Feira de Santana foi apresentado no Parque de Exposições João Martins da Silva. O SENAR e FAEB deram início ao projeto de construção do Centro de Excelência em Zootecnia, que ofertará cursos de formação profissional, na cadeia pecuária, com ênfase nos processos produtivos de equinos.

Em sua fala, Daniel Carraca, diretor-geral do SENAR enfatizou a importância do novo centro, destacando o foco em ampliar o portfólio de serviços educacionais para o ensino formal. Previsto para se tornar o quarto centro especializado, o projeto abrangerá áreas como equinocultura, bovinocultura, avicultura, entre outras, visando atender diversos segmentos da cadeia produtiva.

"Um equipamento desses faz parte de um grande projeto nacional que começou 30 anos atrás quando começamos a fazer formação profissional. Tudo o que o SENAR for fazer a partir de agora vai sair desse Centro que em um ano e meio estará pronto. São 25 milhões de investimento, gerando um impacto de 3 mil pessoas, entre cursos curtos, de média e longa duração. Feira de Santana não foi escolhida atoa. A região respira zootecnia, a pecuária é pujante, aqui se encontram bons profissionais, bons empresários, o clima é fantástico, e a cidade precisa de gente capacitada para crescer ainda mais", disse o diretor-geral.

Dentre as propostas deste centro, está a indicação de que o profissional formado pelo SENAR, poderá atuar em propriedades rurais, empresas de consultoria, agroindústrias, instituições de assistência técnica, extensão rural e pesquisa, comércio de equipamentos e produtos agrícolas, cooperativas, associações rurais, entre outros.

O presidente da CNA, João Martins, ressaltou a relevância do centro de zootecnia em Feira de Santana. O centro promete ser altamente sofisticado, contando com recursos energéticos e hídricos avançados, além de práticas sustentáveis como reciclagem de água. "A gente está trazendo aqui muito mais que uma obra física. A gente está trazendo um conceito, de conhecimento que liberta, que deixa as pessoas voarem, que dá ferramentas para que a gente possa realizar sonhos. Isso só a educação faz, e eu não tenho dúvidas que essa escola mudará de maneira positiva a vida de milhares de pessoas de Feira e região", comemorou João Martins.

O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins da Silva Filho, expressou sua satisfação com a instalação da escola técnica em agricultura de nível superior na região, prevendo um impacto significativo no desenvolvimento técnico e na qualidade dos profissionais da área. A chegada do Centro de Excelência em Zootecnia representa uma nova fase para o Parque João Martins da Silva, prometendo elevar os padrões de formação técnica e contribuir para o avanço do setor agropecuário local e nacionalmente. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/