Soluções inovadoras para mobilidade urbana serão desenvolvidas em hackathon

GeralFeira de Santana

Soluções inovadoras para mobilidade urbana serão desenvolvidas em hackathon

No domingo, 19, os participantes vão apresentar o modelo de negócio 

Crédito: Jorge Magalhães/Secom/PMFS
Uma maratona de mais de 30 horas de trabalho ininterrupto entre profissionais e estudantes de tecnologia, o Hackathon, foi iniciada neste sábado (18) e segue até domingo (19), no auditório do SESI - unidade Jardim Cruzeiro. Com o tema "Cidades Inteligentes e Mobilidade", os participantes deverão desenvolver ações inovadoras voltadas para a mobilidade urbana para que a administração pública execute. A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Feira de Santana.

Ao todo, 14 equipes vão participar do Hackathon. Os grupos, formados de três a quatro integrantes, são livres para criar dentro da proposta do tema. São eles: Accalia.Io, Empreendedores, Roundder, Buztter, Green Move, Saep, Urbantech, Coude, Pérgamo, Swap, Warr, Em Busca do Conhecimento, PMS e Ubuntun.

Durante abertura do evento, o prefeito Colbert Martins Filho destacou que executar soluções tecnológicas é necessário para adequar as necessidades da população, especialmente dos pedestres.

"Alternativas precisam ser pensadas para termos uma cidade inteligente, termos mais mobilidade. Precisamos de soluções voltadas para o pedestre, que visem a segurança de pessoas mais idosas e crianças, ou até mesmo deficientes visuais e surdos. Como passeios mais elevados e tempo de sinaleira mais amplo são alguns exemplos de intervenções", explicou.

O prefeito exemplificou a mudança de perfil de tráfego no bairro da Liberdade, em São Paulo, onde atualmente existe mais pedestres do que veículos circulando aos finais de semana. "Uma solução apontada por meio de um Hackathon, exatamente como esse, foi o fechamento de ruas em dias específicos para circulação de pedestres. Então não é uma decisão tomada somente pelo prefeito, é preciso identificar as necessidades da cidade e modificar pensando na qualificação do espaço urbano", observa.

O perfil da mobilidade urbana do município foi apresentado pelo co-criador do Núcleo de Inovação e Tecnologias da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), André Ogasawara e pelo diretor de planejamento e estatísticas da SMTT, Elimar Oliveira.

No domingo, os participantes vão apresentar o modelo de negócio e os vencedores serão escolhidos pela banca avaliadora. As equipes terão a oportunidade de participar de workshops, palestras e sessões de mentoria com especialistas em diversas áreas. Os melhores projetos serão premiados com incentivos que visam apoiar a implementação das soluções desenvolvidas. Os prêmios incluem recursos financeiros, mentoria do Sebrae e oportunidades de parcerias com empresas locais.

Em 2018, o primeiro evento Hackathon realizado em Feira de Santana foi voltado para a segurança pública e elegeu vencedora a proposta de desenvolver um dispositivo semelhante ao de um alarme de carro para uso da mulher sob medida protetiva, determinada pela Justiça, acionar as autoridades policiais a qualquer momento.

HACKATHON

O Hackathon é um evento que reúne programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software para uma maratona de programação, cujo objetivo é desenvolver um software que atenda a um fim específico ou projetos livres que sejam inovadores e utilizáveis. No caso de Feira, a mobilidade urbana.

A iniciativa é uma realização da Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec).

Confira a seguir a programação do Hackathon neste domingo, 19:

19/11/2023 - DOMINGO:

8h00 - 8h30: Reabertura da Arena Hackathon Cidades Inteligentes

8h30 - 10h30: Orientações aos Participantes para o Segundo Dia de Maratona e sobre a Entrega 02: Modelo de Negócio

10h30: Entrega 02: Modelo de Negócio

10h45: Orientações aos Participantes sobre a Entrega 03: Arquivo de Apresentação do Pitch

12h30: Entrega 03 - Arquivo de Apresentação do Pitch

12h30 - 13h30: Pausa para Almoço

13h30: Retorno do Intervalo do Almoço

14h00 - 16h30: Início das Apresentações - Para Cada Equipe: 3 Min (Apresentação) + 3 Min (Considerações da Banca Avaliadora)

16h30: Anúncio dos Vencedores

17h30: Encerramento do Hackathon 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 18 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/