Unesco reconhece acervo do período escravocrata do Brasil como ‘Memória do Mundo’

GeralMemória do Mundo

Unesco reconhece acervo do período escravocrata do Brasil como ‘Memória do Mundo’

Documentos estão preservados do Arquivo Público do Estado da Bahia (APEB) 

Foto: Carol Garcia/GOVBA

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (Unesco) reconheceu o acervo documental intitulado "Passaportes de Pessoas Escravizadas, Libertas, Pessoas Livres e Africanos Repatriados (1821-1889)" como memória do mundo. Os documentos estão preservados no Arquivo Público do Estado da Bahia (APEB).

O reconhecimento ocorreu na última sexta-feira (20), assim, o acervo passará a fazer parte do Registro Regional da América Latina e Caribe do Programa Memória do Mundo da Unesco.

Os documentos abrangem registros cruciais do período colonial brasileiro. Em 2025, com ajuda de inteligência artificial, o projeto Fragmentos da Memória reconstitui as imagens das pessoas que haviam sido escravizadas, dando rostos e vozes com base nas informações apresentadas nos documentos. Foram criadas mais de 40 imagens de pessoas que viveram no Brasil Colônia.

📱 Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Esse é o primeiro título internacional conquistado pelo Arquivo Público, que também foi selecionado para representar o Brasil no Registro Regional da América Latina e Caribe. Jorge Vieira, diretor do APEB, comemorou a conquista e ressaltou a simbologia do registro para a história da Bahia e a relevância do Arquivo.

"É uma conquista que alça o registro da população negra ao status de memória do mundo. A seleção confirma a força de um acervo que devolve rosto e dignidade a vidas apagadas", disse. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 21 Fevereiro 2026

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/