Visitas domiciliares da 2ª fase do Programa de Tratamento das Gigantomastias começam nesta quarta-feira

GeralGigantomastias

Visitas domiciliares da 2ª fase do Programa de Tratamento das Gigantomastias começam nesta quarta-feira

O Programa Municipal de Tratamento das Gigantomastias foi instituído em 2014, pela Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS) 

Foto: Fatima Brandão

Tem início nesta quarta-feira (14) as visitas domiciliares das mulheres selecionadas para a segunda fase do Programa Municipal de Tratamento das Gigantomastias, conforme resultado do mutirão realizado em novembro de 2025, no Ambulatório de Saúde da Mulher, localizado na Rua Caitité, nº 550, bairro Jardim Cruzeiro. A lista das contempladas foi publicada no Diário Oficial do Município, no edital de chamamento do dia 02 de fevereiro.

O Programa Municipal de Tratamento das Gigantomastias foi instituído em 2014, pela Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS), sendo executado com recursos próprios do município e do Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com Gilberte Lucas, diretora-presidente da Fundação Hospitalar, o programa segue critérios rigorosos e é desenvolvido em quatro fases.

"Esse é um problema de saúde pública, e Feira de Santana, de forma pioneira, por meio do prefeito José Ronaldo de Carvalho, abraçou essa causa, reduzindo o sofrimento e promovendo qualidade de vida e bem-estar para essas mulheres. Desde 2018, quando o programa teve início, mais de 400 mulheres já realizaram a cirurgia no Hospital da Mulher", destacou a gestora.

Gilberte Lucas também ressaltou que, em 2025, o mutirão contou com a participação de 561 mulheres. Destas, 361 já passaram pela avaliação médica, correspondente à primeira fase do programa, com triagens realizadas pelo coordenador e cirurgião-plástico César Kelly. Outras 226 mulheres tiveram o procedimento agendado para uma nova triagem em março de 2026.

📱  Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

2ª fase do Programa de Gigantomastia

A segunda fase consiste na visita domiciliar, realizada pelas equipes do Serviço Social do Hospital Inácia Pinto dos Santos – Hospital da Mulher, obedecendo ao cronograma estabelecido no edital publicado em 02 de fevereiro, que contempla 135 feirenses selecionadas.

Segundo Laiane Nunes Reis Galvão, assistente social do Hospital da Mulher, as visitas iniciadas nesta quarta-feira atendem mulheres dos bairros Campo do Gado Novo, Gabriela, além dos distritos de Humildes e Matinha.

Desafios da etapa social

A assistente social explica que a segunda fase do programa apresenta diversos desafios. O objetivo da visita domiciliar é identificar o perfil socioeconômico, confirmar endereço e telefone, além de verificar, por meio do cartão do SUS, a comprovação de residência em Feira de Santana.

"Enfrentamos alguns desafios durante as visitas domiciliares que podem, inclusive, inviabilizar a continuidade da paciente no programa. Entre eles estão dificuldades para localizar o endereço ou telefone que não constam corretamente no cadastro. Quando a paciente não está em casa, entrevistamos um morador maior de 18 anos para confirmação dos dados e reagendamos a visita. Esse é o nosso trabalho para a conclusão da segunda etapa do Programa de Gigantomastia", salientou Laiane Galvão. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 15 Janeiro 2026

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/