Após tremor e alerta de tsunami, Japão pode ter megaterremoto, diz agência oficial
Após o terremoto inicial, serviços de trem foram suspensos e milhares de casas ficaram sem energia.
A agência meteorológica oficial do Japão alertou para a possibilidade de um terremoto de magnitude igual ou superior a 8 atingir o norte do país até a próxima semana, como consequência do tremor ocorrido na noite de segunda-feira. Segundo Morikubo Tsukasa, do gabinete da primeira-ministra para preparação para desastres, o risco envolve as Fossas do Japão e de Chishima, próximas a Hokkaido. Este é o primeiro aviso desse tipo desde que a categoria foi criada em 2022. Embora não haja certeza sobre um novo abalo, o governo pediu que a população redobre os cuidados.
Após o terremoto inicial, serviços de trem foram suspensos e milhares de casas ficaram sem energia. Ordens de evacuação foram emitidas para cerca de 90 mil moradores, segundo a Reuters, e a província de Aomori registrou 2.700 residências sem eletricidade. A East Japan Railway cancelou parte dos trajetos na costa nordeste.Segundo a BBC, a primeira-ministra Sanae Takaichi orientou os afetados a reforçar medidas de segurança doméstica e preparar-se para evacuar caso novos tremores sejam sentidos.
O governo japonês montou um escritório de resposta dentro do centro de gerenciamento de crises e mobilizou uma equipe de emergência. De acordo com o secretário-chefe Minoru Kihara, todas as medidas de avaliação de danos e operações de resgate estão em curso. A Tohoku Electric Power informou que não houve irregularidades nas usinas nucleares de Higashidori e Onagawa, e autoridades confirmaram ausência de anomalias na usina desativada de Fukushima.
O Japão, localizado no Círculo de Fogo do Pacífico, registra cerca de 1,5 mil tremores anuais e permanece sob risco constante. O país ainda lembra o terremoto de 2011, de magnitude 9,0, que devastou Honshu e deixou mais de 18 mil mortos. No início deste ano, um comitê nacional estimou entre 60% e 90% a chance de um megaterremoto atingir a Fossa de Nankai nos próximos 30 anos, região historicamente responsável por milhares de mortes e potenciais danos bilionários.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.