Instituto AtlasIntel acerta resultado do plebiscito no Chile

InternacionalAcertou lá fora

Instituto AtlasIntel acerta resultado do plebiscito no Chile

Instituto de pesquisa foi o único a apontar grande margem de votos contrários

Crédito: Divulgação

A ampla maioria formada pela rejeição de uma nova Constituição no Chile passou despercebida por quase todos os institutos de pesquisa, menos pelo AtlasIntel, único a apontar com precisão o resultado da votação, que ocorreu neste domingo (4) e acabou por manter em vigor o texto da época da ditadura militar de Pinochet.

Quando as urnas foram abertas revelaram que 61,9% dos chilenos reprovaram a nova constituição defendida pelo governo do presidente Boric, enquanto 38,1% foram a favor. A pesquisa Atlas/Intel indicou 58,4% contra 41,6%, muito próximo do índice da votação, se considerada a margem de erro de 2 pontos percentuais.

Nenhuma outra apuração chegou a resultado tão perto da realidade. Para se ter uma ideia da disparidade das sondagens, o maior instituto de pesquisas do Chile, Cadem, apontava um resultado apertado. Na última amostragem, o Cadem informava que 53% eram contrários e 47% favoráveis, com chance, inclusive, de surpresa, uma virada pela aprovação da nova Constituição com uma margem muito pequena.

Enquanto outras pesquisas mostravam redução da diferença, com chance de empate técnico, a Atlas/Intel verificou um cenário completamente diferente, com a opção pela rejeição se mantendo forte. O CEO do instituto, Andrei Roman, atribuiu o acerto ao fato de a empresa ter conseguido captar uma ampla mobilização da sociedade chilena para comparecer às urnas.

"A minha impressão é que a gente trabalhava com uma mobilização muito mais forte na população do que em outros institutos. E trabalhando com essa taxa de comparecimento mais próxima do real, a gente conseguiu chegar mais próximo. No Chile, há grandes movimentos em termos de comparecimento ou abstenção. Na eleição presidencial, nós vimos um milhão de eleitores a mais no segundo turno. Algo inédito. Então, esse é um desafio muito grande para o campo das pesquisas", explica. 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/