Chuvas extremas e enchentes na Ásia causam mais de 1,1 mil mortes
Indonésia e Sri Lanka mobilizam forças armadas e pedem apoio internacional
O número de mortos em decorrência de inundações no sudoeste da Ásia ultrapassou 1.100, segundo balanços divulgados por autoridades locais nesta segunda-feira (1º). Sri Lanka e Indonésia mobilizaram suas Forças Armadas para atuar no resgate de vítimas e na distribuição de ajuda humanitária, além de solicitarem apoio da comunidade internacional.
Chuvas intensas e prolongadas causadas por diferentes fenômenos meteorológicos atingiram, na última semana, o Sri Lanka, a ilha indonésia de Sumatra, o sul da Tailândia e o norte da Malásia. A região enfrenta o período anual de monções, marcado por temporais que frequentemente resultam em inundações e deslizamentos de terra.
Até a última atualização, os números de mortes por país eram: Indonésia, com 593 vítimas; Sri Lanka, com 355; Tailândia, com 176; e Malásia, com duas mortes confirmadas.
📱 Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
Na Indonésia, a situação é considerada a mais grave. De acordo com a agência nacional de desastres, o número de mortos no país subiu para 604, enquanto 464 pessoas seguem desaparecidas. Mais de 578 mil moradores foram obrigados a deixar suas casas em três províncias de Sumatra. Trata-se do desastre natural mais letal no país desde 2018, quando um terremoto seguido de tsunami deixou mais de duas mil vítimas.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.