Comitê pede indiciamento de Donald Trump por ataque ao Capitólio

InternacionalEstados Unidos

Comitê pede indiciamento de Donald Trump por ataque ao Capitólio

Trump afirmou que as acusações apresentadas contra ele seriam uma manobra

Crédito: Divulgação

O Comitê Seleto da Câmara dos Representantes, que investiga a invasão ao Capitólio dos Estados Unidos, pediu nesta segunda-feira (19) aos promotores federais que indiciem o ex-presidente Donald Trump pelos crimes de obstrução e insurreição por seu papel no início da invasão de 6 de janeiro de 2021.

Na ocasião, a vice-presidente do Comitê, Liz Cheney, afirmou que a negativa do ex-presidente Donald Trump para deter imediatamente a invasão do Capitólio mostra que ele "não é apto para ocupar nenhum cargo". "Ninguém que se comportou assim naquele momento pode voltar a ocupar um cargo de autoridade em nossa nação", declarou.

Conforme a CNN, ainda durante a coletiva desta segunda, Cheney revelou mais detalhes sobre a investigação do comitê. "No início de nossa investigação, entendemos que dezenas de milhões de americanos foram persuadidos pelo presidente Trump de que a eleição de 2020 foi roubada por uma fraude esmagadora. E também sabíamos que isso era totalmente falso. Sabíamos que dezenas de juízes estaduais e federais abordaram e resolveram todos os tipos de alegações sobre a eleição", completou.

No último dia 15 de novembro, Trump anunciou a sua pré-candidatura à presidência dos Estados Unidos em 2024. O ex-presidente fez o anúncio uma semana após as eleições de meio de mandato, nas quais os republicanos não conseguiram conquistar tantos assentos no Congresso quanto esperavam.

Após a reunião do Comitê, Trump afirmou que as acusações apresentadas contra ele são "falsas" e seriam, segundo ele, uma manobra para impedir sua carreira presidencial em 2024.

"As acusações falsas feitas pelo altamente partidarizado 'Comitê não Selecionado' já foram apresentadas", escreveu o ex-presidente americano em uma postagem em sua plataforma, Truth Social. "GANHEI de forma convincente". "Todo este assunto de me processar é como foi o julgamento político: uma tentativa partidária de marginalizar a mim e ao Partido Republicano", disse Trump. 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/