Corpo da rainha Elizabeth II chega a Edimburgo, capital da Escócia

Internacional​Reino Unido

Corpo da rainha Elizabeth II chega a Edimburgo, capital da Escócia

O caixão deve permanecer em Holyroodhouse até a tarde de segunda, 12 

Crédito: Reprodução/YouTube

Depois de mais de seis horas de viagem pela Escócia, o cortejo da rainha Elizabeth II chegou a Holyroodhouse, palácio que foi fundado como um mosteiro em 1128. Na residência oficial da família real na Escócia, o corpo da rainha descansará na Sala do Trono.

O caixão deve permanecer em Holyroodhouse até a tarde da próxima segunda-feira (12). Depois, ele seguirá para a Catedral de St. Giles, também em Edimburgo. O Rei Charles e outros membros da família real participarão de uma procissão e assistirão uma cerimônia na catedral.

Neste domingo (11), o caixão com o corpo da Rainha Elizabeth II deixou o Castelo de Balmoral, onde ela morreu, e iniciou o traslado para Edimburgo pouco depois das 6h no horário de Brasília, percorrendo 280 km. A viagem durou por volta de 6 horas.

Depois do longo trajeto passando pelas cidades de Dundee e Aberdeen, o caixão chegou à capital escocesa por volta do meio-dia no horário de Brasília. No carro fúnebre, a princesa Anne, filha da rainha, acompanhou toda a viagem.

Em Edimburgo, as calçadas ao longo da rota foram protegidas com barreiras para que escoceses e visitantes pudessem ver a procissão passar pela Royal Mile, a rua mais famosa da capital escocesa, que liga o Castelo de Edimburgo ao Palácio de Holyroodhouse.

Homenagens continuam

O funeral da rainha Elizabeth II será dia 19 de setembro, confirmaram no sábado (10) o Palácio de Buckingham e o site oficial da Família Real.

"O Funeral de Estado de Sua Majestade a Rainha acontecerá na Abadia de Westminster na segunda-feira, 19 de setembro, às 11:00 horas [no horário de Londres, 7h no horário de Brasília]. Antes do Funeral de Estado, a Rainha repousará em Westminster Hall por quatro dias, para permitir que o público preste suas homenagens", diz o comunicado.

Em Londres, o caixão será transportado em procissão do Palácio de Buckingham ao Palácio de Westminster na próxima quarta-feira (14) para despedidas dos britânicos até o dia do funeral de Estado.

O primeiro funeral de Estado desde o do ex-primeiro-ministro Winston Churchill em 1965 receberá dezenas de líderes mundiais, incluindo o presidente dos EUA Joe Biden, e atrairá milhões de pessoas.

No sábado (10), durante a cerimônia de proclamação do Rei Charles III, também foi anunciado que o dia do funeral da Rainha Elizabeth II será feriado em todo o Reino Unido.

Antes da data, o público também terá a oportunidade de visitar o Westminster Hall para prestar suas últimas homenagens à monarca.

Veja como será o protocolo nos próximos dias:

12 de setembro - segunda-feira - O caixão com o corpo da rainha deve permanecer em Holyroodhouse até a tarde da próxima segunda. Depois, ele seguirá para a Catedral de St. Giles, também em Edimburgo. O Rei Charles e outros membros da Família Real participarão de uma procissão e assistirão uma cerimônia na catedral.

13 de setembro - terça-feira - O caixão com o corpo de Elizabeth II segue de avião para o aeroporto de RAF Northolt, em Londres, na Inglaterra. O caixão da rainha será então transportado para o Palácio de Buckingham, por estrada.

14 de setembro - quarta-feira - Pela tarde, o caixão será transportado em uma carruagem do Palácio de Buckingham ao Palácio de Westminster, onde o corpo da rainha repousará até a manhã do dia do funeral. Durante esse período, o público também terá a oportunidade de visitar o Westminster Hall para prestar suas homenagens à rainha.

19 de setembro - segunda-feira - Finalmente, o caixão será levado em procissão do Palácio de Westminster até a Abadia de Westminster, onde acontecerá o Funeral de Estado.

Com informações da AFP.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/