Cubanos lideram pedidos de refúgio no Brasil pela primeira vez em 10 anos

InternacionalPedidos de Asilo

Cubanos lideram pedidos de refúgio no Brasil pela primeira vez em 10 anos

Apenas no primeiro trimestre de 2025, cidadãos cubanos fizeram 9.467 solicitações, o equivalente a 52% do total registrado no período 

Foto: Reprodução

Os pedidos de refúgio feitos ao Brasil por cidadãos de Cuba ultrapassaram os da Venezuela pela primeira vez em 10 anos. No primeiro trimestre de 2025, foram 9.467 solicitações de cubanos e 5.794 de venezuelanos. Os dados são do Painel da Migração no Brasil, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

A chegada ao Brasil acontece principalmente pela região Norte: no município de Bonfim, em Roraima, que faz fronteira com a Guiana, e por Oiapoque, cidade do Amapá na fronteira com a Guiana Francesa. Há ainda entradas pela fronteira com o Suriname, também pelo território amapaense.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Dos mais de 18 mil pedidos de refúgio feitos em todo o país até março, apenas 324 foram reconhecidos pelo governo brasileiro. Outros 24 reconhecidos foram estendidos aos familiares dos solicitantes. Os outros foram arquivados, indeferidos ou extintos devido ao não comparecimento dos estrangeiros às entrevistas de elegibilidade, viagens não informadas e não renovação de protocolos, entre outras medidas exigidas.

Nem todos os cubanos chegam ao Brasil com intenção de permanência. Parte utiliza o país como rota de passagem para outros destinos como Uruguai e Estados Unidos. No entanto, as barreiras migratórias e as deportações em massa promovidas pelos norte-americanos alteraram os planos de muitos. 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 31 Agosto 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/