Egito abre fronteira para arrefecer crise humanitária em Gaza

InternacionalNesta sexta, 20

Egito abre fronteira para arrefecer crise humanitária em Gaza

A fronteira entre Egito e Faixa de Gaza deverá ser aberta para receber ajuda humanitária 

Credito: Gehad Hamdy/picture alliance via Getty Images

Nesta sexta-feira (20), o Egito deve abrir a fronteira para abastecer os palestinos com recursos de primeira necessidade, como alimentos, combustíveis e medicamentos. A região enfrenta crise humanitária diante do cerco promovido por Israel.

Em Rafah, cidade fronteiriça ao sul da Faixa de Gaza, conforme o Metrópoles, a expectativa é pela recepção dos primeiros caminhões com ajuda humanitária.

Ainda que ajude a aliviar a situação, a abertura da fronteira para a entrada dos primeiros veículos não é suficiente para abastecer a população de mais de 2 milhões de habitantes. Paralelamente, mais de 100 caminhões aguardam liberação para cruzar a fronteira, segundo o jornal Times of Israel.

Israel e Egito, porém, anunciaram que a entrada de ajuda na Faixa de Gaza fica condicionada ao grupo Hamas não ter acesso aos suprimentos. Caso contrário, é esperado um revés, com retomada do cerco à região.

A permissão de entrada de suprimentos na Palestina foi anunciada, nessa quarta-feira (18), pelo primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. Esse primeiro recuo ao cerco imposto em 9 de outubro atende a uma pressão do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

Uma vez que a abertura não dependeria somente do lado israelense, as tratativas se voltaram também ao governo egípcio. Ainda nessa quarta (18), Biden anunciou ter conversado com o governo egípcio, que concordou com a liberação de 20 caminhões para cruzar a fronteira. 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/