Equador terá segundo turno entre indicada de Rafael Correa e filho de bilionário

InternacionalEleições

Equador terá segundo turno entre indicada de Rafael Correa e filho de bilionário

Luísa González e Daniel Noboa Azin estão no segundo turno

Crédito: API

Em um dos processos eleitorais mais violentos do mundo nos últimos anos, o Equador foi às urnas no domingo (20) para escolher um novo presidente. Mas os resultados indicaram um segundo turno entre Luísa González, a candidata do ex-presidente Rafael Correa, e o empresário Daniel Noboa Azin, filho de um dos maiores bilionários do país.

Até a última atualização desta notícia, com 92% das urnas apuradas:

- González era a primeira colocada, com 33,29% dos votos;

- Noboa Azin, em segundo lugar, tinha 23,67% dos votos;

- A chapa de Fernando Villavicencio, candidato assassinado durante um comício eleitoral, aparecia em terceiro lugar, com 16,51% dos votos. 

O segundo turno está marcado para 15 de outubro, e o vencedor receberá as credenciais para governar em 30 de novembro, de acordo com o cronograma do órgão de governo eleitoral.

A campanha eleitoral deste ano foi marcada pelo assassinato do candidato Fernando Villavicencio, jornalista investigativo morto com tiros na cabeça ao sair de um comício em Quito no início de julho.

Um grupo criminoso ligado ao tráfico de drogas reivindicou autoria, mas a Promotoria do país continua investigando o caso, que colocou a violência sem precedentes na história recente do país sob os holofotes do mundo inteiro.

Christian Zurita, que substituiu a candidatura de Villavicencio, compareceu à seção eleitoral com forte esquema de segurança, usando um capacete e colete de proteção. Com 92,8% das urnas apuradas, Zurita estava na terceira posição, com 16,5% dos votos - as cédulas de votação ainda tinham o nome de Villavicencio, mas os eleitores foram informados nos colégios eleitorais que o voto seria direcionado a Zurita. 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/