Espanha apreende quase 10 toneladas de cocaína em navio que fez escala no Brasil
É a maior apreensão de drogas feita pelo país em alto-mar
Uma operação internacional de combate ao tráfico transnacional de drogas, com a participação da Polícia Federal do Brasil, resultou na apreensão de aproximadamente 10 toneladas de cocaína a bordo de uma embarcação mercante de bandeira estrangeira. A interceptação ocorreu nos dias 6 e 7 de janeiro, em águas internacionais do Oceano Atlântico, nas proximidades do arquipélago das Canárias. O navio havia realizado escalas em portos brasileiros em dezembro de 2025.
Segundo a Polícia Nacional Espanhola, esta foi a maior apreensão de cocaína em alto-mar da história. O navio cargueiro escondia a cocaína em 294 pacotes de sal.
O navio que transportava a droga foi abordado em águas do Oceano Atlântico por agentes do GEO (Grupo Especial de Operações). Além da apreensão do entorpecente, os agentes prenderam os treze tripulantes e apreenderam uma arma de fogo, utilizada pelos membros da rede criminosa para vigiar e proteger o carregamento.
Participaram da operação a DEA dos Estados Unidos, a NCA do Reino Unido, a Polícia Federal do Brasil, o CITCO e o MAOC.
Compartihamento de informações
A ação foi desencadeada a partir do compartilhamento de informações de inteligência entre a Polícia Federal e autoridades estrangeiras, o que permitiu a identificação, a localização e a abordagem da embarcação em alto-mar.
Os procedimentos legais serão conduzidos na Espanha, enquanto a Polícia Federal brasileira acompanha as investigações, mantendo o intercâmbio de informações e o apoio às ações de repressão ao crime organizado transnacional.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.