Revista francesa responsabiliza Jair Bolsonaro por crise em terra Yanomami

InternacionalL’Express

Revista francesa responsabiliza Jair Bolsonaro por crise em terra Yanomami

Gestão do ex-presidente foi marcada por polêmicas 

Crédito: Divulgação

A revista francesa L'Express elenca o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como um dos responsáveis pela crise humanitária enfrentada pelos índios Yanomami no Brasil. A matéria foi divulgada na quinta-feira (9).

O texto responsabiliza a gestão de Bolsonaro por facilitar e encorajar o garimpo ilegal em terras indígenas. A publicação destaca ainda o episódio, ocorrido em 2021, em que o político chegou a visitar uma região de garimpo ilegal no estado de Roraima.

"O ex-presidente Bolsonaro deve saber algo sobre isso: como seu pai, ele próprio foi garimpeiro durante a juventude na famosa mina a céu aberto de Serra Pelada. Tendo se tornado chefe de estado, ele voltou a um local de extração – um gesto que os garimpeiros interpretaram como um sinal verde", ressaltou a revista

Questões ambientais durante o governo Bolsonaro sempre foram rodeadas de polêmicas. Em 2020, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, tentou afrouxar leis de preservação ambiental para facilitar, por exemplo, o desmatamento e a ocupação em áreas de manguezais e dunas.

"Passando a boiada e mudando todo o regramento e simplificando normas", declarou Salles na época.

A situação dos Yanomami repercutiu no mundo após a divulgação de fotos de crianças em estado de extrema desnutrição. Afetada pelo garimpo ilegal, é estimado que mais de 20 mil garimpeiros ocupem a área indígena. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/