'Só aliados de Israel estão saindo', diz brasileiro na Faixa de Gaza que aguarda repatriação

InternacionalConflito no Oriente Médio

'Só aliados de Israel estão saindo', diz brasileiro na Faixa de Gaza que aguarda repatriação

34 brasileiros aguardam inclusão de nome na lista para ser repatriado 

Crédito: Reprodução

O comerciante Hasan Rabee, 30, acredita que a falta de brasileiros na lista de estrangeiros autorizados a deixar a Faixa de Gaza por Israel é proposital, ao contrário do defendido pelas autoridades locais. Ele é um dos 34 brasileiros que aguarda inclusão de nome na lista para ser repatriado.

"Eu vi a declaração de um embaixador de Israel falando que eles não têm nada a ver com o atraso dos brasileiros. Como que não tem nada a ver? Vocês que fazem essa lista. Só pessoas aliadas de Israel que estão saindo. Estados Unidos, Alemanha, países europeus? Que mentira é essa?", disse Hasan Rabee, em vídeo publicado nas redes sociais.

O comerciante afirmou que vive a "guerra da fome" além dos bombardeios e que encontrar comida nos supermercados é cada vez mais difícil.

Remédio, gás e água também são escassos na região, que depende de abastecimento humanitário e da entrada de caminhões com insumos.

A embaixada brasileira na Palestina "não tem mais previsão" para uma data de saída pela passagem de Rafah, afirmou Hasan.

Uma primeira previsão de retirada foi feita para nesta quarta-feira (8) e outra para esta quinta-feira (9), mas até agora os brasileiros não apareceram em nenhuma das cinco listas de estrangeiros divulgadas por Israel.

Hasan é morador de São Paulo e deixou a cidade para visitar a mãe na Faixa de Gaza no fim de setembro e estava em Gaza quando a guerra começou.

Ele deixou o norte do país por causa da intensificação dos bombardeios e está com a esposa, duas filhas e outros 18 familiares em uma casa de Khan Yunis, no sul do país. 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/