Trump assina saída dos EUA de mais de 60 organizações internacionais
Os órgãos atuam principalmente em temas como clima, trabalho e pautas ligadas a diversidade
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quarta-feira (7) uma proclamação que retira o país de 35 organizações que não fazem parte da ONU e de 31 entidades ligadas às Nações Unidas. De acordo com a Casa Branca, a decisão foi tomada porque esses organismos, na visão do governo, atuam contra os interesses nacionais dos EUA.
A maior parte das organizações afetadas é formada por agências, comissões e grupos consultivos da ONU. Esses órgãos atuam principalmente em temas como clima, trabalho e outras pautas que o governo Trump classificou como ligadas a iniciativas de diversidade e à agenda chamada de "woke".
📱 Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
Entre as entidades citadas estão a Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres), a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento e o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas.
O governo Trump já havia suspendido o apoio a outras agências importantes, como a Organização Mundial da Saúde, a UNRWA, o Conselho de Direitos Humanos da ONU e a UNESCO. Desde então, os Estados Unidos passaram a adotar uma postura mais seletiva no pagamento de contribuições à ONU.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.