Trump assina saída dos EUA de mais de 60 organizações internacionais

InternacionalSaída dos EUA

Trump assina saída dos EUA de mais de 60 organizações internacionais

Os órgãos atuam principalmente em temas como clima, trabalho e pautas ligadas a diversidade 

Foto: Reprodução/The White House

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quarta-feira (7) uma proclamação que retira o país de 35 organizações que não fazem parte da ONU e de 31 entidades ligadas às Nações Unidas. De acordo com a Casa Branca, a decisão foi tomada porque esses organismos, na visão do governo, atuam contra os interesses nacionais dos EUA.

A maior parte das organizações afetadas é formada por agências, comissões e grupos consultivos da ONU. Esses órgãos atuam principalmente em temas como clima, trabalho e outras pautas que o governo Trump classificou como ligadas a iniciativas de diversidade e à agenda chamada de "woke".

📱 Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Entre as entidades citadas estão a Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres), a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento e o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas.

O governo Trump já havia suspendido o apoio a outras agências importantes, como a Organização Mundial da Saúde, a UNRWA, o Conselho de Direitos Humanos da ONU e a UNESCO. Desde então, os Estados Unidos passaram a adotar uma postura mais seletiva no pagamento de contribuições à ONU. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 09 Janeiro 2026

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/