Em agosto, região de Salvador registrou segunda deflação seguida

MunicípiosIPCA do IBGE

Em agosto, região de Salvador registrou segunda deflação seguida

Ritmo de queda dos preços foi menor do que em julho 

Crédito: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Em agosto, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medida oficial da inflação, calculado pelo IBGE, ficou em -0,17% na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Foi o menor índice para esse mês, na RMS, em quatro anos, desde 2018, quando havia ficado em -0,27%. Também mostrou uma segunda deflação seguida (redução média dos preços), mas em ritmo bem menor do que o registrado na queda histórica de julho (-1,06%).

A deflação de agosto na RMS (-0,17%) foi menos intensa do que a verificada no país como um todo (-0,36%) e só foi mais profunda do que a registrada na Região Metropolitana de São Paulo/SP (-0,01%). No mês, a Grande Vitória/ES (0,46%) e as regiões metropolitanas de Belém/PA (0,18%) e Rio de Janeiro/RJ (0,01%) voltaram a apresentar altas médias da inflação, após a queda generalizada ocorrida em julho.

Com o resultado de agosto, o IPCA na RM Salvador acumulado em 2022 desacelerou pelo segundo mês consecutivo (aumentou menos do que no mês anterior), ficando em 5,30% (frente a 5,48% até julho). Continua acima do índice nacional (4,39%) e passou a ser o segundo maior do país (era o terceiro em julho).

Nos 12 meses encerrados em agosto, a inflação na RM Salvador está em 10,42% e também mostrou sua segunda desaceleração seguida (havia ficado em 11,38% nos 12 meses encerrados em julho). Continua, porém, acima do indicador nacional (8,73%) e se manteve a mais elevada do país pelo segundo mês consecutivo, sendo a única acima dos 10%. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 14 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/