Empreendimento potencializa agricultura familiar no Mercado do Rio Vermelho

MunicípiosSalvador

Empreendimento potencializa agricultura familiar no Mercado do Rio Vermelho

O governo estadual investiu em torno de R$ 940 mil na loja 

Crédito: Antonio Queirós/GOVBA

Em Salvador, os clientes do Mercado do Rio Vermelho podem conhecer e levar para casa mais de 300 produtos da agricultura familiar de diversas regiões do estado. No Empório da Agricultura Familiar, é possível comprar ovos caipiras, flocão de milho não transgênico, café, chocolate, biscoitos, cerveja artesanal, mel, doces diversos, carnes, petiscos, iogurte, polpas de fruta, entre outros alimentos cultivados de forma agroecológica e com sustentabilidade por pequenos agricultores e agricultoras de todo a Bahia e vendidos por meio de cooperativas. O espaço possui 138m² e funciona como loja boutique junto a um restaurante, ainda em fase de testes, que vai oferecer café da manhã e almoço, com um cardápio diferenciado e ingredientes vendidos na loja.

O governo estadual investiu em torno de R$ 940 mil na loja, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Será gerida pela Federação de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (Federação Unicafes Bahia).

"Essa loja conceito, que tem em Juazeiro e, agora, em Salvador, faz parte de uma grande estratégia de desenvolvimento do estado da Bahia a partir do rural, da agricultura familiar. Foi esse modelo que foi implantado e a gente vê que está dando certo", afirmou o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro.

Jeandro destacou que o Empório reúne em um só espaço, entre outros produtos, a cachaça da região do Paramirim, o chocolate do sul da Bahia, lácteos do norte do estado, os doces e compotas do semiárido, além do café da região sudoeste, produzido pela Cooperativa Mista dos Cafeicultores de Barra do Choça (Cooperbac). Dentre as opções, há os cafés tradicionais, premium e gourmet.

"Esse Empório é uma ferramenta muito importante para Cooperbac e para todas as cooperativas da agricultura familiar, pois ela nos auxilia a fazer marketing e comercializar nossos produtos mostrando que a agricultura familiar da Bahia tem tecnologia e capacidade de trazer produtos com qualidade para a diversidade de clientes que existe no estado. É uma forma de mostrar que nossos agricultores estão produzindo com qualidade, que as políticas públicas investidas se materializaram em produtos de alta qualidade", declarou a presidente da entidade, Joara Oliveira.

A professora de ioga Bárbara Melo ficou sabendo da nova loja através de uma amigo e aproveitou a ida ao Mercado do Rio Vermelho para conhecer e já levar alguns produtos. "Maravilhosos [os produtos]. Eu gosto de apoiar a agricultura familiar e acho muito bacana ter uma loja aqui na Ceasinha que tenha esse foco", avaliou.

O horário de funcionamento da loja é o mesmo do Mercado do Rio Vermelho, de segunda a sábado, das 7h às 18h, e, aos domingos e feriados, de 7h às 14h.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 16 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/