Energia solar: 130 mil consumidores baianos geram própria energia

MunicípiosFonte renovável

Energia solar: 130 mil consumidores baianos geram própria energia

Baianos lideram ranking no Nordeste 

Crédito: Divulgação


A Bahia é o estado do Nordeste com a maior quantidade de sistemas de geração de energia fotovoltaica instalados. Dos mais de 130 mil sistemas conectados à rede da concessionária, quase 80% são sistemas da classe residencial. Salvador lidera a lista dos 5 municípios com maior número de sistemas conectados, seguido por Camaçari, Feira de Santana, Lauro de Freitas e Barreiras.

Além de ser uma fonte limpa, renovável e sustentável, que contribui para a preservação do meio ambiente e a redução das emissões de gases de efeito estufa, a geração própria de energia solar proporciona também a oportunidade das famílias ampliarem o seu conforto em casa, através da utilização de um maior número de equipamentos elétricos tais como chuveiros, secadoras de roupas e ar condicionados. Usualmente as famílias relutam na aquisição desses equipamentos porque, apesar de acessíveis para compra, o seu uso contínuo aumenta muito o valor da conta de energia elétrica, problema este que quem gera a sua própria energia não sofre.

Segundo Mário Viana, diretor comercial da maior fábrica de geradores de energia solar do Norte e Nordeste, os consumidores da Bahia despertaram para o fato de que gerar a própria energia vai muito além de fazer economia na conta de luz. Trata-se de uma oportunidade de adquirir maior liberdade, conforto e autonomia. "A queda nos preços dos equipamentos têm permitido que um número cada vez maior de famílias tenham acesso a essa tecnologia. Um gerador de energia com capacidade para cerca de 300 kWh/mês, custa menos do que uma motocicleta de 125 cilindradas, permitindo que famílias das classes C e D já consigam comprar o seu próprio gerador", afirma.

Mário destaca ainda a importância do consumidor escolher cuidadosamente a empresa que irá fornecer os serviços de projeto, homologação e instalação dos equipamentos. "É fundamental que o cliente busque por referências e certificações das empresas de seu interesse. Nesse mercado, o menor preço normalmente significará problemas. Trata-se de uma instalação que requer grande capacidade técnica. As empresas mais competentes certamente não serão as mais baratas. Outro fator de grande importância é o fornecedor dos equipamentos. Exigir do vendedor um fornecedor de grande porte como a Sou Energy, garantirá uma compra segura. Para o consumidor que é leigo, os equipamentos podem parecer iguais, mas existe um grande diferença entre marcas, qualidade e garantias que precisam ser observadas com cuidado", conclui. 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/