Fornecimento de água será suspenso em 15 cidades da Bahia

MunicípiosAlerta

Fornecimento de água será suspenso em 15 cidades da Bahia

Serviço de água será interrompido a partir das 8h de segunda, 13

Crédito: Reprodução

O fornecimento de água será interrompido em diversas cidades da Bahia, incluindo Salvador, a partir da segunda-feira (13). A medida será tomada para uma obra de ampliação da rede de abastecimento da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).

O investimento da obra da Embasa é de R$ 106 milhões, e a estrutura vai interligar um trecho de 4 km de duplicação de adutora no sistema integrado de abastecimento.

Para isso, o serviço de água será interrompido a partir das 8h e a previsão de conclusão está prevista para a meia noite de terça-feira (14). Segundo a Embasa, a retomada será gradativa, com regularização nas 48 horas seguintes.

A empresa informou ainda que a interrupção não causará grandes impactos no acesso à água nos imóveis que contam com reservatório que satisfaça a necessidade diária de consumo dos ocupantes. Com essa estrutura, se houver vazamento de água em uma das tubulações no trecho duplicado, não haverá a necessidade de suspender o fornecimento de água para conserto.

O novo trecho interligará a adutora existente em dois pontos: o primeiro ocorrerá próximo à Bahiafarma, em Simões Filho; e o segundo nas imediações do bairro da Palestina, em Salvador. Outros 46 serviços de manutenção preventiva na infraestrutura do sistema também serão feitos em paralelo.

Localidades onde haverá interrupção:

REGIÃO METROPOLITANA

Simões Filho
Lauro de Freitas 
São Francisco do Conde 
Candeias 
Madre de Deus 
Santo amaro
Saubara
Camaçari (localidade de Busca Vida)
São Sebastião do Passé (localidade Maracangalha)

INTERIOR

Amélia Rodrigues 
Conceição do Jacuipe
Coração de Maria 
Terra Nova 
Teodoro Sampaio

SALVADOR:

Aeroporto;
Águas Claras;
Alto da Terezinha;
Alto do Cabrito;
Alto do Coqueirinho;
Arenoso;
Arraial do Retiro;
Bairro da Paz;
Barreiras;
Boa Viagem;
Boa Vista de São Caetano;
Boca da Mata;
Bom Juá;
Bonfim;
CAB;
Cabula;
Cabula VI;
Cajazeiras;
Calabetão;
Calçada;
Caminho de Areia;
Campinas de Pirajá;
Canabrava;
Capelinha;
Cassange;
Castelo Branco;
Colinas de Periperi;
Coutos;
Curuzu;
Dom Avelar;
Doron;
Engomadeira;
Fazenda Coutos;
Fazenda Grande;
Fazenda Grande do Retiro;
Granjas Rurais Presidente Vargas;
IAPI;
Ilha Amarela;
Ilha de Bom Jesus dos Passos;
Ilha de Maré;
Ilha dos Frades;
Itacaranha;
Itapuã;
Jaguaripe I;
Jardim Cajazeiras;
Jardim Cruzeiro;
Jardim das Margaridas;
Jardim Nova Esperança;
Jardim Santo Inácio;
Liberdade;
Lobato;
Mangueira;
Marechal Rondon;
Mares;
Massaranduba;
Mata Escura;
Mirantes de Periperi;
Monte Serrat;
Moradas da Lagoa;
Mussurunga;
Narandiba;
Nova Brasília;
Nova Constituinte;
Nova Esperança;
Novo Horizonte;
Novo Marotinho;
Palestina;
Paripe;
Pau da Lima;
Periperi;
Pernambués;
Pero Vaz;
Piatã;
Pirajá;
Plataforma;
Porto Seco Pirajá;
Praia Grande;
Resgate;
Retiro;
Ribeira;
Rio Sena;
Roma;
Saboeiro;
Santa Luzia;
Santa Mônica;
São Caetano;
São Cristóvão;
São Gonçalo;
São João do Cabrito;
São Marcos;
São Rafael;
São Thomé;
Sete de Abril;
Stella Maris;
Sussuarana;
Tancredo Neves;
Trobogy;
Uruguai;
Vale dos Lagos;
Valéria;
Vila Canária;
Vista Alegre.

Recomendações da Embasa:

Durante o período de interrupção, recomenda-se o uso racional da água disponível no reservatório domiciliar ou armazenada para uso. Confira algumas dicas de economia de água:

Tome banhos mais curtos;

Deixe a torneira fechada enquanto escova os dentes;

Deixe para lavar o carro em outra data – e evite usar a mangueira, prefira um balde com água;

Lave a calçada ou o quintal em outro dia e lembre-se de usar uma vassoura e um balde com água, não a mangueira;

Dê preferência para lavar a roupa em outro dia ou use a lava-roupa apenas quando elas estiverem na capacidade máxima;

Antes de lavar a louça, retire o excesso de comida com a esponja; deixe a torneira fechada ao ensaboar.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 11 Mai 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/