Hemoba divulga horário de funcionamento para período junino

Municípios Bahia

Hemoba divulga horário de funcionamento para período junino

A Fundação está com estoque crítico para alguns tipo de sangue

Crédito: Carol Garcia/GOVBA
Durante o período junino, a Hemoba funcionará em horário especial. No dia 23, o Hemocentro Coordenador funcionará das 7h30 às 17h; as unidades do Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping, das 9h às 17h; e dos hospitais Ana Nery, Santo Antônio e do Subúrbio não terão atendimento. Já em 24/6, Dia de São João, todas as unidades estarão fechadas na capital e no interior. Nesta terça-feira (21), celebrando o Junho Vermelho, acontece o Forró da Solidariedade na sede da Fundação em Salvador, a partir das 12 horas, com a participação do cantor e compositor Jay Torres.

A campanha do Junho Vermelho foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para incentivar e sensibilizar a sociedade sobre a importância da doação regular de sangue. Geralmente, no mês de junho há um menor volume de doações por diversos fatores, como a maior incidência de infecções respiratórias em decorrência de ondas mais intensas de frio e chuvas; e o aumento de viagens motivado pelas férias escolares. Também é necessário abastecer os estoques em razão de uma possível alta da demanda por transfusão de sangue devido ao maior número de acidentes nas estradas e aumento de casos de queimaduras por fogos de artifícios nos festejos juninos.

No momento, a Fundação está com estoque crítico para o tipo sanguíneo A negativo e em alerta para O positivo. Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal; apresentar um documento original com foto, estar com o peso acima de 50 kg, bem descansado e alimentado, evitar alimentos gordurosos algumas horas antes da doação, não fumar por pelo menos duas horas e não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes. Pessoas que tomaram a vacina da gripe ou o imunizante Coronavac, devem aguardar 48h para realizar a doação. As demais vacinas contra a Covid-19, como Astrazeneca, Pfizer e Jassen, impedem a doação de sangue por 7 dias.

Confira abaixo os horários de funcionamento no período junino da Hemoba em Salvador e interior do estado:

Horários de funcionamento no período junino:

23/6

Hemocentro Coordenador - 7h30 às 17h;

Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping - 09h às 17h;

Hospital Ana Nery, Hospital Santo Antônio e Hospital do Subúrbio - fechadas.

24/6 (Feriado de São João)

Todas as unidades fechadas.

25/6

Hemocentro Coordenador - 7h30 às 12h;

Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping - 9h às 18h;

Hospital Ana Nery, Hospital Santo Antônio e Hospital do Subúrbio - fechadas.

Unidades do interior:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 02 Outubro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/