Mais de 5 toneladas de espécie de coral invasor são retiradas da Baía de Todos-os-Santos
Ação em Itaparica tenta conter avanço do Chromonephthea braziliensis, que ameaça ecossistemas marinhos
Uma força-tarefa ambiental removeu mais de 5,5 toneladas de uma espécie invasora de coral das águas da Baía de Todos-os-Santos, na última quarta-feira (17). A operação se concentrou em pontos críticos da costa da Ilha de Itaparica, como a Ponte da Marinha, a Marina e a região de Pandelis.
Liderada pela Prefeitura de Itaparica, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), a ação teve como foco o combate ao Chromonephthea braziliensis, um octocoral que vem se espalhando pela região e impactando negativamente o ecossistema local.
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
Na primeira etapa da operação, realizada na Ponte da Marinha, foram retirados 2.939,42 kg da espécie. Na fase seguinte, que incluiu novamente a ponte, além da Marina e de Pandelis, foram removidos outros 2.610,15 kg, totalizando 5.549,57 kg de organismos invasores.
A presença da espécie preocupa ambientalistas por sua capacidade de competir com corais nativos e alterar o equilíbrio dos habitats marinhos da baía. Novas ações estão sendo planejadas para monitorar e controlar a propagação da espécie.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.