Mulheres quilombolas de Retirolândia expõem resultado de capacitação em bordados de rechilieu

Municípios​Bahia

Mulheres quilombolas de Retirolândia expõem resultado de capacitação em bordados de rechilieu

O desfile também traz consigo a pauta da economia solidária 

Crédito: Divulgação

O desfile 'Jitaí: o quilombo e o bordado' será uma mostra dos resultados da capacitação de 20 mulheres no artesanato de bordado de rechilieu, que após 12 meses de oficinas mostrarão um conjunto de peças bordadas de diversos estilos tais como bata, lençol, colcha, saia, centro de mesa e entre outros. Em uma apresentação de uma hora e meia, desfilados por jovens modelos profissionais contratados pela ACFBA, o que proporciona oportunidade de renda e visibilidade a esses jovens locais.

O desfile também traz consigo a pauta da economia solidária e a geração de renda pois após a mostra, essas peças serão vendidas por elas em modalidades a serem discutida entre as beneficiárias tal como feiras, sacoleiras e na própria sede do quilombo. "Porém com preços mais baratos, pois tudo foi dado a elas pelo governo, aviamentos, tecidos, capacitação e agora a contrapartida delas é propor a população do sisal preços mais acessíveis de um bordado bem feito e tradicional que tem realmente o valor elevado nos dias atuais", explica Pai Roberto de Iansã, presidente da Associação Civil Filhos de Bárbara (ACFBA).

O projeto é em parceria com a Coordenação de Fomento ao Artesanato da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (SETRE).
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 15 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/