Na Bahia, trabalhadores por aplicativo de serviços somam 57 mil pessoas

MunicípiosDado inédito do IBGE

Na Bahia, trabalhadores por aplicativo de serviços somam 57 mil pessoas

O estado registra 83 mil trabalhadores "plataformizados"

Crédito: Reprodução

Na Bahia, no quarto trimestre de 2022, 83 mil pessoas de 14 anos ou mais de idade trabalhavam por meio de plataformas digitais de serviços (aplicativos) ou conseguiam clientes e realizavam vendas por meio de plataformas de comércio eletrônico no trabalho principal. Elas representavam 1,6% de todos os 5,213 milhões de trabalhadores do setor privado no estado. O dado está no módulo sobre trabalho por meio de plataformas digitais e teletrabalho da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) 2022, um recorte inédito do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Desses 83 mil trabalhadores "plataformizados", 57 mil atuavam em aplicativos de serviço (transporte de passageiros e objetos, entregas, entre outros), representando 1,1% de todas as pessoas ocupadas no setor privado, na Bahia.

O estado tinha o sexto maior contingente de trabalhadores no setor privado em geral (5,123 milhões) e também ficava nessa posição em relação ao número absoluto de trabalhadores por aplicativo de serviços (57 mil). Entretanto, a proporção destes no total de pessoas ocupadas no setor privado (1,1%), na Bahia, era apenas a 18ª entre as 27 unidades da Federação – isto é, a 10ª mais baixa do país.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 02 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/