Petrobras autoriza base em Maragogipe para obras da Ponte Salvador-Itaparica, diz Jerônimo

MunicípiosGovernador

Petrobras autoriza base em Maragogipe para obras da Ponte Salvador-Itaparica, diz Jerônimo

Governador da Bahia projeta ver peças da obra no Recôncavo em 2026 

Foto: Thuane Maria/GOVBA

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), revelou um avanço significativo para a construção da Ponte Salvador-Itaparica: a Petrobras autorizou a utilização de uma área em Maragogipe para instalação de uma base de montagem de peças da obra.

A declaração foi feita em entrevista à TV Bahia nesta quarta-feira (5), na qual o gestor estadual também defendeu a recém-criada Secretaria da Ponte.

O anúncio sobre Maragogipe aponta para o cronograma da Parceria Público-Privada (PPP), que prevê a instalação do canteiro de obras no Estaleiro de São Roque do Paraguaçu, no município do Recôncavo Baiano. Segundo o governador, a Petrobras "já autorizou de boca" e deve assinar nos próximos dias a liberação de uma área no estaleiro, que ele visitará na próxima semana.

"Eu tive já notícia muito boa que a Petrobras já autorizou de boca, vai assinar nos próximos dias a liberação de uma baia, de um ambiente dentro de Maragogipe, do estaleiro, porque já estão quase saindo os navios… para poder montar as peças para construção da ponte e vai ser em Maragogipe," afirmou Jerônimo.

📱 Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

A expectativa do governador é alta, projetando para o início do próximo ano a visualização das primeiras peças do equipamento viário. "Eu espero que no início do ano, no máximo março, abril ou maio, a gente já veja essas peças e eu voltarei aqui para mostrar as imagens com vocês," disse.

Secretaria da Ponte

Jerônimo Rodrigues defendeu a criação da Secretaria Extraordinária do Sistema Viário Oeste Ponte Salvador-Itaparica, a chamada Seponte, pasta dedicada a coordenar os assuntos da obra, argumentando ser uma medida essencial diante da magnitude do investimento, orçado em mais de R$ 10 bilhões. Na segunda-feira (3) Jerônimo anunciou que a secretaria será chefiada por Mateus Dias e terá Pedro Dórea como chefe de gabinete.

"Se o governador soltar um projeto do custo da ordem de mais de 10 bilhões e não tem uma secretaria para cuidar disso, a oposição, a sociedade vai ficar desconfiada" justificou o governador.

Ele reforçou que a Seponte tem prazo de validade, encerrando suas atividades com a conclusão da ponte. Além disso, o governador fez questão de frisar que a pasta não trata apenas da ponte, mas do Sistema Viário Oeste, que engloba a duplicação de trechos da BA-001 e a criação de um "vetor novo de desenvolvimento" para a região.

A ponte em si, que terá 12,4 km de extensão sobre a Baía de Todos-os-Santos, faz parte de um sistema mais amplo que inclui a duplicação da BA-001 em Vera Cruz, nova rodovia na Ilha e viadutos e túneis em Salvador. O projeto de PPP, administrado por um consórcio de empresas chinesas, tem um prazo total de 35 anos, com a previsão de início das obras em junho de 2026 e conclusão em junho de 2031, conforme o cronograma contratual.

Entregas na agenda

Além do avanço na Ponte Salvador-Itaparica, o governador citou outras entregas importantes previstas para sua gestão, incluindo:


– VLT (Veículo Leve sobre Trilhos): Chegada do primeiro trem em 5 de dezembro e o segundo até o final do mês, iniciando cinco meses de testes;
– Teatro Castro Alves: Previsão de entrega para meados do próximo semestre;
– Rodoviária: Expectativa de entrega no início de 2026;
– Saúde: Entrega de hospitais em Paulo Afonso, Serrinha (alta complexidade), Valença e Jacobina.

O governador expressou confiança de que essas entregas deixarão "a cama arrumada" para o futuro, consolidando a Bahia como um estado moderno.

Bahia.ba

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 05 Novembro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/