Petrobras retoma atividades de perfuração em campos terrestres na Bahia após seis anos

MunicípiosPoços terrestres

Petrobras retoma atividades de perfuração em campos terrestres na Bahia após seis anos

"É o reconhecimento da importância da Bahia na história do petróleo em nosso país", diz Deyvid Bacelar 

Foto: Divulgação/ Petrobras
A Petrobras iniciou nesta sexta-feira (9) a perfuração do poço 7-TQ-240D-BA, localizado no campo de Taquipe, em São Sebastião do Passé, a cerda de 80 km de Salvador, marcando a retomada das perfurações de poços terrestres pela companhia no estado após seis anos da última perfuração. "É um dia mais do que histórico para a Bahia. Esta retomada de produção com sondas de perfuração é resultado de uma luta intensa de todos nós, petroleiros e petroleiras, nos últimos anos, além de ser um reconhecimento da importância da Bahia na história do petróleo no País", defendeu Bacelar.

A sonda EBS-08, operada pela EBS Perfurações, é a primeira das três sondas de perfuração já contratadas para operações na atividade de produção onshore (campos terrestres) na Bahia. Os novos contratos de sondas englobam três novas sondas de perfuração e dez novas sondas de produção terrestres (SPT) (que passam de 13 para 23). Conforme previsto no PE 2025-29, a Petrobras estima perfurar mais 100 poços na Bahia nos próximos cinco anos, aumentando a produção atual.

Na Unidade da Bahia, atualmente a Petrobras tem uma força de trabalho com aproximadamente 4,3 mil profissionais, produz 17 mil barris de óleo por dia, em 20 concessões e cerca de dois mil poços terrestres, além da plataforma de Manati (que produz gás), na Bacia de Camamu, em Valença. Os novos poços a serem perfurados estão distribuídos pelas cidades de Alagoinhas, Entre Rios, Esplanada, Cardeal da Silva, Araçás, Catu, Candeias e São Sebastião do Passé. Em 2024 o retorno à sociedade em tributos e participações governamentais foi de aproximadamente R$ 257 milhões.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

O coordenador da FUP festejou também o fato de os contratos exigirem a realização de 65% de conteúdo local, o que deve gerar mais de 600 empregos diretos e indiretos na Bahia, além de fortalecer as empresas fornecedoras da região. Com investimentos de R$707 milhões, a Petrobras firmou contratos com as empresas EBS e Conterp. As sondas vão operar entre setembro de 2025 e junho de 2029. Segundo Bacelar, a EBS Perfurações fará serviços de perfuração de poços terrestres com profundidade de até cinco mil metros, enquanto a Conterp vai perfurar poços de até quatro mil metros de profundidade.


"Pouco a pouco a Petrobras está voltando a ter na Bahia a pujança econômica do início do século. Reconquistamos as FAFENs e em breve teremos a Refinaria Landulpho Alves de volta", festeja Bacelar. Ele afirmou também que ainda este ano deve ocorrer a contratação do Estaleiro Enseada do Paraguaçu para a construção de seis embarcações encomendadas pela Petrobras, o que deve gerar mais de dois mil empregos. "Tudo isso sem falar nos investimentos que estão por vir em energias renováveis e na construção de uma refinaria verde", vibrou o sindicalista, que é também membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável (CDESS) do governo Lula. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 10 Mai 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/