Presidente do IBGE cumpre agenda em Salvador na quinta, 18

MunicípiosBahia

Presidente do IBGE cumpre agenda em Salvador na quinta, 18

Eduardo Neto acompanhará andamento do Teste do Censo 

Crédito: Gabriel Monteiro
O presidente do IBGE, Eduardo Rios Neto, estará em Salvador na quinta-feira (18), acompanhando in loco o andamento do Teste do Censo Demográfico 2022 na capital baiana. Será a primeira visita dele à Bahia, desde que assumiu a presidência do Instituto, em abril deste ano.

A partir das 14h, Rios Neto visitará Amaralina, bairro onde o Teste do Censo está sendo realizado desde o início do mês de novembro. Visitará o posto de coleta do IBGE, localizado na sede da Secretaria de Mobilidade de Salvador (SEMOB), e encontrará as equipes que estão conduzindo a operação.

A partir de 15h, Rios Neto se reunirá com os coordenadores do Censo na Bahia e demais integrantes da estrutura censitária em Salvador, no auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães, também em Amaralina.

Sobre o Teste do Censo 2022 em Amaralina

O Censo Demográfico é o único levantamento estatístico que vai a todos os domicílios, nos 5.570 municípios do Brasil, para contar quantos somos, saber onde estamos e mostrar como vivemos. E é justamente para conhecer na prática os desafios dessa operação e se preparar ao máximo para enfrentá-los que o IBGE realiza, desde 4/11/2021, testes do Censo 2022 em todas as 27 unidades da Federação.

Na Bahia, o local escolhido foi o bairro de Amaralina, em Salvador.

O teste funciona como um ensaio geral para o Censo Demográfico em si, no qual todas as etapas da pesquisa serão executadas. Assim, durante o mês de novembro, os recenseadores estão percorrendo Amaralina, visitando todos os cerca de 2.000 domicílios do bairro e, em cada um deles, entrevistando ao menos um/a morador/a. A estimativa é contar uma população de aproximadamente 7.000 pessoas.

Dessa forma, o IBGE pode avaliar, em campo, os equipamentos e sistemas de coleta, supervisão e transmissão de dados; a compreensão do questionário do Censo, sobretudo de temas novos como o autismo; os protocolos sanitários; e a receptividade da população, entre outros.

É possível escolher entre responder o questionário presencialmente, pela Internet ou agendando a entrevista pelo telefone.

É a primeira vez que ocorre um teste do Censo na Bahia. Além de Amaralina atender a alguns critérios técnico-operacionais, como tamanho e concentração de domicílios, a escolha do local também carrega um simbolismo de estreia, afinal, no Censo 2022, pela primeira vez, a cidade de Salvador terá informações oficiais e detalhadas para seus 170 bairros.

Com a integralidade dos recursos financeiros solicitados pelo IBGE (cerca de R$ 2,3 bilhões) previstos no Projeto de Lei Orçamentária (PLOA), o 13o Censo Demográfico brasileiro deve começar em 1o de junho de 2022.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/