Produção industrial baiana avança em maio, diz IBGE

MunicípiosPesquisa

Produção industrial baiana avança em maio, diz IBGE

O setor fabril ainda está longe de se recuperar das perdas da pandemia

Crédito: Divulgação

Em maio, a produção industrial da Bahia teve variação positiva de 0,3% frente ao mês anterior, na comparação com ajuste sazonal, segundo a Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física (PIM-PF) Regional, do IBGE. Foi o quarto avanço consecutivo nesse confronto (2,0% entre janeiro e fevereiro, 0,2% entre fevereiro e março e 3,0% entre março e abril), segundo a Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) Regional, divulgada nesta sexta-feira (8) pelo IBGE.

O resultado para o estado foi idêntico ao índice nacional (0,3%), sendo o 9º melhor dentre os 15 locais pesquisados. Destes, 11 apresentaram variação positiva, com os melhores resultados em Amazonas (6,6%), Mato Grosso (4,6%) e Paraná (3,5%).

Apesar do crescimento, o setor fabril da Bahia ainda está longe de se recuperar das perdas registradas desde que se iniciou a pandemia da Covid-19, operando num patamar 17,9% abaixo de fevereiro de 2020.

Além de ter apresentado resultado positivo frente ao mês imediatamente anterior, em relação a maio de 2021, a produção industrial baiana também cresceu (26,0%). Este foi o terceiro avanço consecutivo no indicador, após 14 quedas seguidas, registradas entre janeiro de 2021 e fevereiro de 2022.

O resultado da Bahia foi o melhor do país e bem acima do nacional (0,5%). Foi também o maior crescimento para um mês de maio, no estado, desde o início da série histórica do IBGE, em 2003.

No acumulado nos cinco primeiros meses do ano, frente ao mesmo período do ano anterior, a Bahia é um dos 5 locais com resultado positivo, tendo o 2º maior índice do país (8,9%), atrás apenas do registrado em Mato Grosso (23,3%). O país como um todo apresenta queda (-2,6%).

Porém, nos 12 meses encerrados em maio, a indústria baiana continua no negativo (-3,9%), frente aos 12 meses imediatamente anteriores, tendo o 5º pior resultado do país. No Brasil como um todo, a produção industrial também cai (-1,9%) nessa comparação, com resultados negativos em 9 dos 15 locais.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/