Produção industrial baiana cresce 2,1% de dezembro para janeiro

MunicípiosPesquisa IBGE

Produção industrial baiana cresce 2,1% de dezembro para janeiro

A produção industrial baiana ficou acima do registrado no país

Crédito: Divulgação

Em janeiro, a produção industrial da Bahia voltou a crescer em relação ao mês anterior, dezembro de 2023 (2,1%), na comparação com ajuste sazonal, após ter registrado queda na passagem de novembro para dezembro (-1,4%).

Frente a dezembro, a produção industrial baiana ficou acima do registrado no país como um todo, onde houve queda (-1,6%), apresentando o 4º melhor resultado entre os 15 locais que têm informações para essa comparação, abaixo apenas de Amazonas (16,7%), Mato Grosso (4,4%) e da Região Nordeste como um todo (3,2%).

Por outro lado, 6 locais registraram resultados negativos, puxados por Espírito Santo (-6,3%), Pará (-4,9%) e Rio Grande do Sul (-3,8%).

É o que mostram os resultados da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) Regional, do IBGE.

Na comparação com janeiro de 2023, a produção industrial da Bahia também cresceu (8%), apresentando o quarto resultado positivo consecutivo frente ao mesmo mês do ano anterior.

Com isso, o estado teve o seu melhor resultado para um mês de janeiro nessa comparação em 8 anos, desde 2016 (10,2%), e empatado com 2020 (8%).

Frente a janeiro de 2023, a produção industrial baiana teve aumento acima da nacional (3,6%) e o 5o melhor resultado entre os 18 locais que têm resultados para essa comparação, sendo que 16 registraram altas.

Os maiores crescimentos ficaram com Rio Grande do Norte (30,6%), Amazonas (11,7%) e Goiás (10,2%). Maranhão (-6,6%) e Rio Grande do Sul (-4,5%) foram os únicos locais com queda na produção industrial frente a janeiro de 2023.

Apesar do resultado positivo no mês, a indústria da Bahia registra variação negativa no acumulado nos 12 meses encerrados em janeiro (-0,4%, 10º recuo seguido). O índice está abaixo do nacional, que apresenta variação positiva (0,4%). 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/