Saiba como montar decoração de Copa do Mundo com segurança

MunicípiosAlerta

Saiba como montar decoração de Copa do Mundo com segurança

Dica é colocar bandeiras, enfeites ou estandartes longe da rede elétrica 

Crédito: Divulgação
Na próxima quinta-feira (24), acontece o primeiro jogo do Brasil na Copa do Mundo do Catar, e além de vestir a camisa verde e amarela, muitos torcedores vão investir na decoração da casa ou do espaço de torcida para ficar no clima dos jogos. E para garantir a animação e segurança na hora de colocar os enfeites, a Coelba separou algumas dicas para evitar acidentes, principalmente com a rede elétrica.

A primeira e fundamental dica é colocar bandeiras, enfeites ou estandartes longe dos postes e cabos da rede elétrica – a uma distância de 2,5 metros, no mínimo. A segunda dica é priorizar a fixação das decorações com cordas de sisal ou cordões de silicone. Evite a utilização de arames metálicos, bem como colocar a decoração próxima ao padrão de entrada, pontos de energia ou lâmpadas.

"Os arames metálicos podem ser condutores de energia e não devem ser utilizados em decorações próximas à rede elétrica. Eles podem ser substituídos por cordas de sisal ou cordões de silicone. É importante avaliar os pontos de instalação dos itens decorativos de forma que sejam colocados onde não tenha rede elétrica próxima e que estejam longes de pontos quentes, evitando assim o risco de choque elétrico na instalação/desinstalação e o risco de incêndio", ressalta o Engenheiro de Saúde e Segurança da Coelba, Mário Jambeiro.

CONFIRA MAIS DICAS DE SEGURANÇA PARA EVITAR ACIDENTES NA DECORAÇÃO DA COPA DO MUNDO:

- Não use fitas metalizadas, papel alumínio ou papel laminado próximos à rede elétrica, pois esses materiais são condutores de eletricidade. Tampouco utilize os fios da rede elétrica para instalação de bandeirinhas e adereços, nestes casos existe o risco de choque elétrico.

- Não faça as conhecidas "gambiarras" (ligações irregulares) para aumentar a iluminação das ruas. Além de crime, a prática é perigosa para quem instala e pode interromper o fornecimento de energia na região.

- Não lance serpentinas e confetes na rede elétrica, sejam metálicos ou não.

- Atenção à instalação de antenas de TVs ou de internet, que devem ser colocadas sempre longe dos fios das redes elétricas. Avalie as dimensões das hastes para que, em caso de queda, não se aproxime da rede elétrica.

- Outro alerta importante é em relação aos fogos de artifício, que devem ser manuseados somente por adultos e utilizados em locais distantes da rede elétrica, afastados de bandeirinhas e de demais enfeites ou materiais que apresentem risco de incêndio. NUNCA lance fogos em direção a rede elétrica, busque sempre espaços abertos.

- Jamais mexa em equipamentos eletroeletrônicos como aparelhos de som, freezers ou geladeiras com o corpo molhado. Todos esses equipamentos precisam estar devidamente aterrados.

- Sempre que houver necessidade de manutenção dos circuitos elétricos de seu imóvel, opte por profissionais qualificados.

- Não socorra as vítimas se houver contato com fio partido. Nesse caso, acione imediatamente a concessionária pelo 116 e o Corpo de Bombeiros pelo 190. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 09 Dezembro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/

Cron Job Iniciado