Setor de Serviços na Bahia registra crescimento em fevereiro, diz IBGE

MunicípiosPesquisa mensal

Setor de Serviços na Bahia registra crescimento em fevereiro, diz IBGE

O resultado dos serviços na Bahia foi apenas o 19º melhor do país 

Crédito: Luis Blanco/GovernoSP
O volume do setor de serviços na Bahia teve variação positiva de 0,4% na passagem de janeiro para fevereiro, na série com ajuste sazonal. Foi o terceiro resultado positivo consecutivo do setor no estado, nesse confronto - havia aumentado 3,3% de novembro para dezembro de 2022 e 2,4% de dezembro de 2022 para janeiro de 2023.

As informações são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do IBGE.

Nessa comparação com o mês imediatamente anterior, porém, o resultado dos serviços na Bahia foi apenas o 19º melhor do país, sendo inferior ao verificado no Brasil como um todo (1,1%), com avanços em 20 dos 27 estados.

Os maiores avanços ocorreram em Tocantins (10,2%), Mato Grosso (7,7%) e Pará (7,2%). Por outro lado, os piores índices ficaram com Piauí (-3,2%), Distrito Federal (-1,7%) e Rio Grande do Sul (-0,8%).

Com o resultado de fevereiro, os serviços na Bahia seguiram operando 6,4% acima do patamar registrado três anos antes, em fevereiro de 2020, no pré-pandemia.

Na comparação com fevereiro de 2022, o setor também se manteve em alta no estado. Houve avanço de 8,8% no volume dos serviços prestados frente ao mesmo mês do ano anterior, o 23º consecutivo (esse indicador cresce desde abril/21).

Nesse confronto, o aumento do volume de serviços prestados na Bahia foi mais expressivo do que o registrado nacionalmente (5,4%), sendo o 10º mais elevado entre os 27 estados, 26 dos quais apresentaram avanço.

As maiores altas ocorreram em Mato Grosso (13,1%), na Paraíba (12,3%) e em Pernambuco (10,9%). O único estado com queda foi Mato Grosso do Sul (-0,3%).

Assim, no acumulado nos dois primeiros meses de 2023, em comparação com o mesmo período no anterior, os serviços baianos apresentaram crescimento de 8,2%, em um avanço superior ao nacional (5,7%) e o 9º mais relevante do país.

Nos 12 meses encerrados em fevereiro de 2023, os serviços baianos também sustentaram avanço (6,3%). A variação, porém, está abaixo da verificada no Brasil como um todo (7,8%),e foi apenas o 19º crescimento, dentre os 27 estados.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 10 Mai 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/