TJBA empossa nova Mesa Diretora para biênio 2024/2026

MunicípiosJudiciário baiano

TJBA empossa nova Mesa Diretora para biênio 2024/2026

Nova presidente do judiciário baiano é a desembargadora Cynthia Maria Pina Resende

Crédito: Divulgação/Ascom/TJBA

A desembargadora Cynthia Maria Pina Resende tomou posse como presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) para o biênio 2024/2026, na última quinta-feira (1). Ao lado dela, assumiram os demais membros da Mesa Diretora: desembargadores João Bôsco de Oliveira Seixas (1ª Vice-Presidência), José Alfredo Cerqueira da Silva (2ª Vice-Presidência), Roberto Maynard Frank (Corregedoria-Geral) e Pilar Célia Tobio de Claro (Corregedoria das Comarcas do Interior).

O histórico Fórum Ruy Barbosa foi o palco da cerimônia oficial, com a presença de autoridades civis, militares e religiosas; representantes do Executivo, do Legislativo e do Judiciário; além dos familiares dos novos gestores, servidores e assessores. O evento, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do PJBA, marca a ascensão da quarta mulher a assumir a Presidência do TJBA.

A sessão solene iniciou com a tradicional revista à tropa da Polícia Militar pelo desembargador presidente Nilson Soares Castelo Branco, em frente ao Fórum Ruy Barbosa. Acompanharam o rito os desembargadores Cynthia Maria Pina Resende, João Bôsco de Oliveira Seixas, José Alfredo Cerqueira da Silva e Roberto Maynard Frank; o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues; o senador Jaques Wagner; e a desembargadora Federal do Trabalho aposentada Suzane Faillace Castelo Branco.

Em seguida, a desembargadora Cynthia, junto à procuradora-geral de Justiça, Norma Cavalcanti, fez uma homenagem à esposa de Ruy Barbosa, Maria Augusta, depositando flores na cripta onde estão os restos mortais dela e do jurista. Já o desembargador Nilson Soares Castelo Branco e o governador Jerônimo homenagearam Ruy.

SOLENIDADE 

No Salão Nobre, emoções e aplausos marcaram a passagem da gestão. Os desembargadores do TJBA entraram ao som da banda de música Maestro Wanderley, da Polícia Militar da Bahia (PM-BA). Os novos membros da Mesa Diretora foram conduzidos pelos desembargadores Carlos Alberto Dultra Cintra, Márcia Borges Faria, Júlio César Lemos Travessa, Jatahy Júnior, Mário Hirs e Lisbete Maria Teixeira Almeida César Santos. A música Sal da Terra, de Beto Guedes, escolhida pela nova Presidente e cantada por Joelma Silva acompanhada pelos músicos Gerson Silva e Pererê, abrilhantou esse momento.

Logo após, o Hino Nacional foi entoado e o coral do TJBA, regido pelo maestro Márcio Medeiros, cantou Jerusalema, uma canção do DJ e produtor musical sul-africano Master KG. A música, que traz uma mensagem de esperança, foi um pedido especial do desembargador Nilson Soares Castelo Branco. O magistrado abriu a solenidade e rememorou a trajetória da sua gestão. No discurso, desejou boa sorte à sua sucessora e agradeceu, nominalmente, à equipe que o assessorou à frente da Corte baiana, no biênio 2022-2024.

"Precisamos entender o estado que nos encontramos e o que conquistamos até aqui, pois isso contribui para a nossa identidade", disse o Presidente do TJBA, enumerando os feitos realizados durante a sua administração. O desembargador Nilson Castelo Branco, também, externou a importância do momento: "Mais um marco relevante da história do Judiciário baiano está acontecendo para além dos registros fotográficos, somos nós, aqui, que daremos sentido à trajetória da Justiça baiana", complementou.

Para a nova presidente, desejou que a "sua missão seja permeada de amor e importantes realizações, frente aos desafios que ainda persistem e aos novos que virão", destacando a competência da Nova Mesa Diretora.

Após o rito de assinatura do Termo de Posse, o presidente Nilson deu um caloroso abraço na nova presidente do TJBA passando-lhe, oficialmente, o cargo para conduzir o Tribunal baiano nos próximos dois anos. Aplaudida de pé por todos, a desembargadora Cynthia Maria Pina Resende deu posse aos demais membros da Mesa Diretora e iniciou o discurso.

"O Poder Judiciário prosseguirá em passos firmes em direção a um futuro de paz, união e um reconhecimento respeitoso no cenário nacional", destacou. A Magistrada pontuou diversas conquistas da gestão do desembargador Nilson, afirmou que vai dar continuidade às boas ações, trabalhar para fortalecer e ampliar o quadro de pessoal do Tribunal e o parque tecnológico.

Ela frisou a importância da atuação conjunta dos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário e agradeceu aos familiares todo o apoio em sua trajetória. "Devemos trabalhar em harmonia para alcançarmos uma sociedade mais justa e igualitária".

O Hino da Bahia pela Banda da Polícia Militar encerrou a sessão solene e a música "Nunca pare de sonhar", de Gonzaguinha, embalou o início dos cumprimentos à nova Mesa Diretora. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 08 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/