Volume de serviços prestados na Bahia recua de dezembro para janeiro

MunicípiosDiz IBGE

Volume de serviços prestados na Bahia recua de dezembro para janeiro

A queda veio após avanço de 0,7% entre novembro e dezembro 

Crédito: Bruno Concha/Secom/PMS

O volume de serviços prestados na Bahia mostrou recuo (-1,6%) na passagem de dezembro de 2023 para janeiro de 2024, na série com ajuste sazonal. A queda veio após avanço de 0,7% entre novembro e dezembro do ano passado.

Nessa comparação com o mês imediatamente anterior, o resultado dos serviços na Bahia ficou aquém do verificado no Brasil como um todo, onde houve alta de 0,7%, mas foi a 2ª menor queda, num contexto em que 10 estados tiveram resultados negativos, 16 mostraram crescimento e 1 (Pernambuco) apresentou estabilidade.

Os melhores resultados nesse confronto ocorreram em Amazonas (10,9%), Rio de Janeiro (5,3%) e Roraima (5,1%). Tocantins (-7,9%), Sergipe (-5,6%) e Piauí (-4,2%) tiveram as retrações mais expressivas.

As informações são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do IBGE.

Já na comparação com janeiro de 2023, o setor de serviços baiano sustentou variação positiva no volume (0,2%). Embora tenha sido o 34o avanço consecutivo, no confronto com o mesmo mês do ano anterior (os serviços crescem desde abril de 2021, na Bahia), foi a menor taxa de todo esse período.

Foi também um resultado abaixo do nacional (4,5%) e o 2o menor crescimento, num mês em que 26 das 27 unidades da Federação viram o volume de serviços prestados aumentar. A taxa da Bahia só ficou acima das verificadas no Rio Grande do Norte (único estado em queda, de -3,6%) e em Goiás (0,1%). No outro extremo, Acre (24,7%), Rondônia (12,2%) e Amazonas (10,8%) registraram as maiores altas.

Nos 12 meses encerrados em janeiro de 2024, os serviços baianos também sustentaram avanço (6,1%). Esse acumulado segue acima do verificado no Brasil como um todo (2,4%), num cenário em que 25 das 27 unidades da Federação mantêm resultados positivos, lideradas por Mato Grosso (16,9%), Paraná (11,2%) e Tocantins (10,4%). A Bahia tem apenas o 14º crescimento. Amapá (-2,4%) e São Paulo (-1,7%) são os únicos estados com retrações.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/