Volume do setor de serviços cai na Bahia no mês de setembro

MunicípiosDiz IBGE

Volume do setor de serviços cai na Bahia no mês de setembro

Foi um desempenho levemente inferior ao verificado no país como um todo 

Crédito: Tomaz Silva/Agência Brasil

Em setembro, o volume do setor de serviços na Bahia caiu na comparação com o mês anterior (-0,8%), na série com ajuste sazonal, voltando a apresentar um resultado negativo após registrar crescimento de julho para agosto (1,3%). Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE.

Foi um desempenho levemente inferior ao verificado no país como um todo, onde também houve retração (-0,6%). Nessa comparação, apenas em 7 dos 27 estados, tiveram altas, sendo as mais expressivas em Roraima (10,6%), Mato Grosso do Sul (3,6%) e Distrito Federal (2,9%). Por outro lado, os recuos mais intensos ocorreram em Sergipe (-5,7%), Acre (-4,8%), Alagoas e Tocantins (ambos com -3,0%).

Mesmo com o resultado negativo na comparação com o mês anterior, os serviços baianos seguiram em um patamar superior ao registrado antes da pandemia da Covid-19. Em setembro, o volume de serviços prestados no estado ficou 0,7% acima de fevereiro de 2020. No Brasil como um todo, em setembro, o setor de serviços estava 3,7% acima do nível pré-pandemia.

Apesar da queda frente a agosto/21, na comparação com setembro de 2020, os serviços na Bahia seguiram com crescimento importante (19,7%).

Foi o sexto resultado positivo nessa comparação com o mesmo mês do ano anterior e o maior crescimento para um mês de setembro em toda a série histórica da PMS (iniciada em 2012 para esse indicador). Entretanto, a alta se deu, mais uma vez, em cima de uma forte queda enfrentada em setembro de 2020, frente ao mesmo mês de 2019 (-16,4%).

Nesse confronto interanual, os serviços também cresceram no Brasil como um todo (11,4%). A Bahia teve o terceiro melhor resultado do país, abaixo apenas dos registrados em Alagoas (29,7%) e Roraima (26,0%). Das 27 unidades da Federação, 25 apresentaram resultados positivos, com retrações sendo observadas apenas em Rondônia (-2,3%) e Piauí (-1,9%).

Assim, no acumulado de janeiro a setembro de 2021, frente ao mesmo período de 2020, os serviços baianos crescem 12,5%, sustentando um resultado positivo e acelerando em relação ao crescimento acumulado até agosto (de 11,6%). A taxa é superior à do país como um todo (11,4%), sendo a 12a entre as 27 unidades da Federação. Todos os estados mostraram avanço nesse indicador.

No acumulado em 12 meses, o setor de serviços baiano apresentou crescimento de 7,6%, o seu terceiro aumento consecutivo e que mostra aceleração em relação ao apresentado em agosto (4,5%).

O resultado ficou acima do nacional (6,8%), sendo o 14o melhor entre os 27 estados. Nesse confronto, o setor tem altas em 26 das 27 unidades da Federação, com Rondônia (-0,6%) sendo o único estado a apresentar recuo. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/