Ação no trânsito de Feira de Santana marca Dia de Combate à Tuberculose

Saúde e Bem EstarAlerta

Ação no trânsito de Feira de Santana marca Dia de Combate à Tuberculose

Mobilização aconteceu na rua Visconde do Rio Branco 

Crédito: Thiago Paixão/Secom/PMFS

Motoristas, pedestres e ciclistas que trafegavam pela rua Visconde do Rio Branco receberam mensagens de conscientização e prevenção à Tuberculose na manhã desta sexta-feira (24), que também marca a celebração do Dia Mundial de Combate à doença.

O mototaxista Jorge Freitas aprovou a ação. "Foi um momento de aprendizado. Eu não conhecia alguns dos sintomas da tuberculose, que às vezes passam despercebidos pelas pessoas. Agora vou ficar mais atento e manter o cuidado para não ter risco de contrair a doença".

De acordo com Gilca Lessa, enfermeira referência técnica, pessoas com tuberculose podem apresentar tosse por mais de três semanas, febre vespertina, falta de apetite, perda de peso, suor noturno, cansaço e dor no peito.

"As pessoas devem ficar atentas aos sintomas e procurar o quanto antes a unidade de saúde mais próxima de casa. Com o diagnóstico precoce, a tuberculose é tratada e curada", salientou.

Vale destacar que a vacina BCG, indicada para todas as crianças no primeiro mês de vida, também é uma maneira de prevenção contra as formas graves da doença.

A notificação dos casos suspeitos de tuberculose pode ser feita em todas as unidades da rede municipal de saúde. O teste rápido molecular e a baciloscopia de escarro são os métodos principais para o diagnóstico e controle do tratamento da doença pulmonar.

O diagnóstico também é feito através de exame radiológico, histopatológico, prova tuberculínica e avaliação clínica. Os casos confirmados são tratados gratuitamente no Centro Referência Dr. Leone Coelho Lêda (CSE), localizado na rua Professor Geminiano Costa, Centro, com funcionamento de segunda a sexta-feira. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 16 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/