Acompanhamento da gestação reduz chances de parto prematuro

Saúde e Bem EstarAlerta

Acompanhamento da gestação reduz chances de parto prematuro

Nascimento antes do período pode afetar desenvolvimento 

Crédito: ACM/Secom/PMFS
De janeiro a outubro deste ano, o Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher) realizou 439 partos prematuros. Foram bebês que nasceram antes do período adequado - uma gestação deve variar de 38 a 42 semanas. Neste mês, quando é realizada a campanha Novembro Roxo, o pediatra Luciano Braz faz um alerta para a importância do pré-natal.

"O bebê prematuro com idade gestacional muito baixa [26 semanas] pode ter problemas no decorrer do seu desenvolvimento e coordenação motora afetada", afirma o médico que é coordenador da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional (UCINCo).

As causas mais comuns da prematuridade, destaca o pediatra, são a gravidez na adolescência e gravidez de gêmeos. Nestes casos, após o nascimento, o bebê precisa de atenção especial, sendo assistido pelo pediatra e encaminhado para a UTI.

Luciano Braz enfatiza que o acompanhamento da gestação reduz as chances do parto prematuro e começa nas unidades básicas de saúde, com o pré-natal. Todas as unidades municipais realizam o serviço, que oferece a assistência completa da gestante e do bebê.

O objetivo é garantir uma gestação saudável, diagnosticar e tratar possíveis complicações precocemente, com a realização de exames periódicos, ultrassonografias e aplicação de vacinas indispensáveis para o momento. 

Com informações da Secom/PMFS

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/