Fisioterapia pélvica é fundamental em estágios da gestação e no pós-parto

Saúde e Bem EstarHospital da Mulher

Fisioterapia pélvica é fundamental em estágios da gestação e no pós-parto

Em janeiro e fevereiro foram atendidas 172 pacientes

Crédito: Victória Seixas

No Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, o ambulatório de fisioterapia pélvica tem sido um recurso fundamental para mulheres em diferentes estágios da gestação e pós-parto. Em 2024, apenas nos primeiros dois meses, foram atendidas 172 pacientes, evidenciando a relevância e a procura crescente por esse serviço especializado.

Débora Gomes, fisioterapeuta pélvica do hospital, destaca que o acompanhamento é especialmente indicado para mulheres que enfrentam laceração perineal durante o parto vaginal. Encaminhadas ao ambulatório, essas pacientes recebem tratamento individualizado, incluindo a aplicação de laserterapia para promover a cicatrização e proporcionar alívio na região perineal.

"A laserterapia é uma ferramenta importante para o processo de cicatrização, proporcionando alívio imediato. Pacientes que chegam ao ambulatório com dificuldade para sentar relatam uma melhora significativa após a aplicação do laser", explica.

Além do tratamento para laceração perineal, a fisioterapia pélvica também é indicada para mulheres que desenvolvem incontinência urinária durante a gestação ou no pós-parto. Com orientações personalizadas e exercícios específicos, o acompanhamento visa fortalecer a musculatura pélvica, prevenindo e tratando essa condição.

"O acompanhamento inclui exercícios que podem ser realizados em casa, aliviando dores lombares e melhorando a condição física das gestantes. Adaptamos os exercícios de acordo com as necessidades de cada paciente, garantindo que elas possam reproduzi-los no ambiente familiar", destaca Débora.

A diretora presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, ressalta a importância desses investimentos em prol da saúde da mulher. "Nós investimos continuamente em tecnologias e capacitação profissional para garantir um atendimento de excelência. A fisioterapia pélvica é uma parte essencial desse compromisso, promovendo a recuperação e qualidade de vida das pacientes", afirma.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/