Campanha conscientiza sobre combate ao câncer de pulmão

Saúde e Bem EstarAgosto Branco

Campanha conscientiza sobre combate ao câncer de pulmão

É o terceiro tipo de câncer mais comum em homens e quarto em mulheres 

Crédito: Peter Ilicciev/Fiocruz
O Agosto Branco é utilizado para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce e do câncer de pulmão, considerado o mais letal no mundo. No Brasil, mais de 30 mil mortes foram registradas pela doença só em 2020, segundo a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC).

Conforme o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de pulmão, é o terceiro mais comum em homens e o quarto em mulheres no Brasil. O principal fator de risco para a doença é o tabagismo, seguido de poluição e exposição à radiação, além de outros fatores.

Sintomas

Na maioria dos casos, a doença não costuma apresentar sintomas nos estágios iniciais, percebidos apenas após a sua disseminação. O câncer de pulmão pode apresentar alguns sintomas identificados também em outras patologias, como tosse, dor no peito e falta de ar. Já nos casos em que a doença se espalha para outros órgãos, é possível que haja a presença de dor nos ossos, alterações no sistema nervoso, mucosa e pele amarelada, outros sintomas comuns são:

- Tosse com expectoração mucosa

- Tosse com expectoração com sangue

- Rouquidão

- Perda de apetite

- Perda de peso inexplicada

- Fadiga

- Infecções de repetição

Diagnóstico por Imagem

Alguns tipos de câncer de pulmão podem ser diagnosticados através do rastreamento, no entanto, por ser silenciosa no início, a busca por um médico só acontece após o aparecimento de alguns sintomas. Esse é o passo correto, buscar um médico que poderá solicitar exames precisos, como laboratoriais, de imagem e biópsias.

Segundo a Dra. Rúbia Campos, médica especialista em radiologia e diagnóstico por Imagem do IHEF Imagem, a Tomografia Computadorizada é o exame indicado para identificar todos os tipos de câncer pulmão, inclusive, para o rastreamento do câncer em estágio inicial quando há o potencial de cura.

"É também o exame indicado para os estágios mais avançados, quando o paciente já tem sintomas e para avaliação pré-cirúrgica. A tomografia computadorizada é ainda o exame para guiar a biopsia pulmonar, quando são retirados pequenos fragmentos do tumor para estudo pela Patologia, da qual depende o tratamento específico. Após diagnóstico, a tomografia computadorizada e o PET-CT são importantes para o acompanhamento do tratamento", destacou a médica.

Ainda conforme Dra. Rúbia, outros exames podem ser utilizados, como a Ultrassonografia Endoscópica e a Ultrassonografia Transesofágica para aspiração por agulha (EBUS e EUS).

"A ressonância magnética do tórax pode diagnosticar o câncer de pulmão, inclusive em estágios precoces, mas é um método mais caro e de maior tempo de realização", pontuou

O diagnóstico precoce garante mais opções de tratamento e mais chances de cura. Os exames de Imagem possuem muita importância nesse processo, pois são indispensáveis para dar seguimento aos diversos tratamentos disponíveis para os pacientes. O tratamento pode ser composto por cirurgia, quimioterapia, imunoterapia, radioterapia e terapia fotodinâmica. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/