Carreta da Saúde Respiratória começa a funcionar em Feira de Santana

Saúde e Bem EstarRastreamento do câncer

Carreta da Saúde Respiratória começa a funcionar em Feira de Santana

Iniciativa do Senai Cimatec e tem o apoio da Prefeitura de Feira de Santana.

Foto: Izinaldo Barreto/ Secom

Nesta segunda-feira (20), foi iniciado o rastreamento do câncer de pulmão através de exames disponibilizados na Carreta da Saúde Respiratória. A unidade móvel, instalada na Praça Filinto Bastos, é uma iniciativa do Senai Cimatec e tem o apoio da Prefeitura de Feira de Santana.

O prefeito, Colbert Martins, que também é médico, alerta sobre a importância da prevenção. Segundo o gestor, a causa principal do câncer de pulmão é o uso do fumo e do cigarro.

"É importante que a gente faça a prevenção, evitando o tabaco. Estamos, neste momento, diagnosticando para mostrar que o diagnóstico e a perspectiva do tratamento existe, mas se não tiver prevenção, teremos casos cada vez maiores. Inclusive, chamar atenção para o uso dos cigarros eletrônicos", ressaltou.

Foto: Izinaldo Barreto/ Secom

Conforme a secretária municipal de saúde, Cristiane Campos, o projeto que tem visitado diversas cidades na Bahia faz parte de uma pesquisa científica que tem por objetivo implementar um protocolo de prevenção e diagnóstico do câncer de pulmão que ainda não existe no Sistema Único de Saúde (SUS).

"Estão sendo ofertadas tomografias gratuitas para as pessoas entre 50 e 80 anos que são fumantes ou ex-fumantes. Para ter acesso, é necessário um pré-cadastro que pode ser feito na própria unidade de saúde do bairro. Quem se encaixa nesse público-alvo não deve deixar de procurar. O diagnóstico precoce é fundamental para salvar vidas", enfatizou a secretária.

Além das unidades de saúde, o cadastro para triagem pode ser feito pelo whatsapp 71 9 9927-9041 ou via endereço eletrônico propulmao.com.br.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 24 Junho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/