Casos de sarampo caem 71% em 24 anos impulsionados pela vacinação
Vacinação evitou aproximadamente 59 milhões de mortes nas últimas duas décadas
Os casos globais de sarampo caíram 71% entre 2000 e 2024, segundo relatório divulgado nesta sexta-feira (28) pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O documento mostra que as notificações passaram para 11 milhões no período, resultado diretamente ligado ao avanço da cobertura vacinal em diversos países.
O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, reforçou a importância da imunização. "O sarampo é o vírus mais contagioso do mundo, e esses dados mostram mais uma vez como ele explorará qualquer lacuna em nossas defesas coletivas contra ele", afirmou.
📱 Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
Além da redução expressiva de casos, a vacinação evitou aproximadamente 59 milhões de mortes nas últimas duas décadas. O número de óbitos caiu 88% no período, chegando a 95 mil, de acordo com o relatório. A OMS alerta, porém, que o sarampo costuma ser a primeira doença a ressurgir em cenários de queda na cobertura vacinal, o que expõe fragilidades nos programas de imunização e nos sistemas de saúde.
Kate O'Brien, diretora do Departamento de Imunização da entidade, destacou que interrupções mesmo pequenas podem gerar surtos. "Mesmo pequenas quedas na cobertura vacinal podem desencadear surtos, como um alarme de incêndio que dispara quando a fumaça é detectada", disse.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.